O “comum” François Hollande é o novo presidente da França, em substituição ao exibicionista Sarkozy

Rei posto – Agora é oficial. O socialista François Hollande é o presidente da França desde as 5 horas da manhã (horário de Brasília) desta terça-feira (15). Com a promessa de ser um “presidente comum”, Hollande tomou posse em uma cerimônia sem a suntuosidade que marcou as passagens de cargo anteriores.

Por mais que queira, François Hollande encontrará dificuldade para manter a promessa feita após a confirmação de sua vitória nas urnas, pois o Palácio do Elise (fotos abaixo), sede do Executivo francês, nada tem de comum, assim como a França terá papel incomum na guerra contra a crise que domina a União Europeia, agravada nos últimos dias com o impasse político que ainda perdura na Grécia.

Hollande chegou ao poder no rastro de promessas de mudanças, o que pode não acontecer em virtude da situação econômica dos países da zona do euro, a começar pela própria França, que ao lado da Alemanha precisa fazer a lição de casa para não ser dragada pela crise local. Os socialistas chegaram ao poder depois de vinte anos, mas a forma como François Hollande lidará com as questões econômicas definirá o futuro do socialismo francês. É esperar para ver, pois no turbilhão em que se transformou a economia europeia não há mágica.