Julgamento do Mensalão do PT pelo Supremo representa um enorme alívio ao ucho.info

Momento esperado – Qualquer previsão sobre o resultado do julgamento do caso do Mensalão do PT, pelo STF, é exercício de futurologia, como já mencionamos em matéria anterior. Mesmo que muitas expectativas dos brasileiros sejam frustradas, ficará na sociedade um ensinamento sem precedentes: de que não há populismo sem ladroagem. Assim foi a era de Luiz Inácio da Silva, marcada por seguidos escândalos de corrupção, muitos dos quais sem solução até hoje.

O julgamento do Mensalão do PT – na verdade serão julgados os que cometeram os crimes que garantiram o esquema – é uma vitória do povo brasileiro, que pressionou nos últimos meses o Supremo, mas ao mesmo tempo é um enorme alívio para o ucho.info.

Durante a CPI dos Correios, que desvendou o esquema palaciano de compra de apoio parlamentar, coube ao editor do site a tarefa de desvendar as fontes de financiamento que permitiram a implantação e o avanço do projeto que ficou sob a gerência financeira do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. Em 2005, ano em que funcionou a CPI, muitos requerimentos apresentados à Comissão surgiram a partir de matérias do ucho.info. Sem qualquer constrangimento, nos bastidores os parlamentares da oposição batizaram oficiosamente alguns desses requerimentos com o nome do editor.

O esquema do Mensalão do PT é muito maior do que consta nas mais de 50 mil páginas do processo que começa a ser julgado nesta quinta-feira (2) pelo Supremo. Parte da oposição, que deveria ser implacável com o caso, acabou se rendendo ao dinheiro imundo de envolvidos que escaparam do relatório final da CPI. Não porque o relator Osmar Serraglio (PMDB-PR) tenha prevaricado, pelo contrário, mas porque a tropa de choque do Palácio do Planalto, nababescamente engraxada, impediu que essas pessoas fossem ouvidas em depoimento da maneira adequada. Foi a partir dessa manobra que alguns ilustres integrantes da situação passaram a atuar como lobistas de empresários comprovadamente envolvidos com o Mensalão do PT.

Essa participação do ucho.info, reconhecida como importante até mesmo por integrantes da base governista, custou caro à equipe e principalmente ao editor. Se por um lado a sociedade viu no nosso trabalho uma ferramenta importante e decisiva para desbaratar o maior esquema de corrupção da história política nacional, por outro ações covardes foram deflagradas como forma de intimidação. Ameaças de morte, sequestro, processos judiciais, intimidações, difamações, grampos telefônicos e ataques cibernéticos. Tudo foi tentado, mas resistimos com tenacidade e coerência, mesmo que alguns momentos tenham sido marcados por doses passageiras de desânimo.

Como era de se esperar, nesta quinta-feira nossos computadores romperam o dia sob intensos e quase ininterruptos ataques. O objetivo é dificultar ao máximo o nosso trabalho de agora em diante, como punição por termos elucidado o caminho do financiamento do Mensalão do PT. De novo resistiremos, com a sensação de que mais um nó se desata no peito. Fizemos o que nos cabia, por isso respiramos aliviados e com os olhos bem abertos.