Condenado no caso do Mensalão do PT, Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, está na Espanha

Exílio dourado – Réu no caso do Mensalão do PT e condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, viajou para o exterior antes do início do julgamento da Ação Penal 470, como antecipou o jornalista Lauro Jardim, na revista Veja.

Pizzolato, que foi abandonado pelo Partido dos Trabalhadores depois de ter acusado Luiz Gushiken de ser o mandante do desvio de dinheiro da instituição financeira, por meio da Visanet, está na Europa resolvendo problemas familiares, como revelou seu atual advogado, Marthius Sávio Lobato. De acordo com o defensor, seu cliente retornará ao Brasil nos próximos dias.

Segundo apurou o ucho.info, Henrique Pizzolato viajou para a Espanha, onde a família tem propriedades. Tão logo eclodiu o escândalo do Mensalão do PT e o assunto tornou-se alvo da CPI dos Correios, o ex-diretor do BB disse a pessoas muito próximas que se preciso fosse deixaria o País para viver no exterior. Acontece que se o destino for mesmo a Espanha, que mantém tratado de extradição com o Brasil, Pizzolato poderá ter problemas e ser mandado de volta para cumprir em território nacional a pena que lhe será imposta pelo Supremo.

Nada há de ilegal na viagem de Henrique Pizzolato, pois ele continua na condição de réu, uma vez que a sentença condenatória, com a dosimetria da pena, ainda não foi pronunciada. O ucho.info entrou em contato com pessoa muito próxima a Pizzolato, que disse duvidar de seu retorno ao Brasil. Caso isso se confirme, será a primeira afronta à sociedade brasileira decorrente do julgamento do maior escândalo de corrupção da história do País.