Indefinição do governo em relação à política cambial pode levar a economia mais uma vez ao fiasco

Tiro no pé – Os brasileiros não devem esperar qualquer milagre na economia neste ano. Com a inflação dos últimos doze meses em 6,15%, a situação deve se repetir neste ano, mesmo com a redução da tarifa de energia elétrica, um engodo que o governo continua incensando como se fosse a mais milagrosa das medidas para impulsionar a economia.

Com o pífio crescimento econômico em 2012, o que levou o setor industrial a considerar o ano como perdido, o cenário do primeiro trimestre seria contaminado pelo resultado aquém do esperado do PIB.

A situação de incerteza que domina a política cambial do governo tem levado muitos empresários e investidores a pisarem no freio, à espera de uma decisão oficial mais confiável. Há dias, o Banco Central adotou uma postura, intervindo no mercado de câmbio, para dias depois o ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega, fazer um discurso completamente oposto.

Deixar o real valorizado em relação à moeda norte-americana serve, como serviu até agora, para controlar a inflação, mas prejudica o setor de exportação. É preciso saber o que de fato o governo de Dilma Rousseff, cada vez mais perdido, deseja fazer, pois a continuar assim, na corda bamba da incerteza, a economia novamente terá um despenho vergonhoso em 2013.

Ou o governo impulsiona a economia e tira a indústria nacional do atoleiro, ou usa o dólar para conter a inflação.