Governo federal reduz nota de corte do “Ciência Sem Fronteiras” como forma de preencher vagas

Caso perdido – A cada dia que passa fica mais difícil de compreender as decisões tomadas pelo governo federal. Diante da dificuldade dos estudantes brasileiros com a língua inglesa, o governo decidiu reduzir a pontuação mínima exigida para o ingresso no programa”Ciência Sem Fronteiras”, o que é uma utopia desmedida.

A nota de corte no teste Toefl, que avalia o nível dos alunos, era de 72 pontos e caiu para 42 pontos. O estudante que não alcançar a nota necessária, fará um curso de língua inglesa no exterior no exterior, custeado pelo governo brasileiro.

Essa mudança na pontuação se deve ao fato de apenas 1,8 mil vagas, das 4 mil disponíveis, foram preenchidas, o que representa 45% do total. Isso mostra que o ensino no Brasil, público ou privado – há raríssimas exceções – está cada vez pior. O nível de conhecimento dos alunos é preocupante e vexatório, o que compromete sobremaneira o futuro do País.

Quando criou o “Ciência Sem Fronteiras”, o governo sabia desse detalhe, mas resolveu levar adiante o programa apenas para gerar mais um factóide. Quem é reprovado no Toefl por causa da língua inglesa não aprenderá o idioma em um curso rápido no exterior.

O governo do PT está brincando com assunto sério e enganando a opinião pública, sem contar que muitos alunos que estudam no exterior com apoio oficial ficaram, recentemente, sem receber durante meses o valor destinado à subsistência.