Oito estados do Nordeste sofrem apagão; Chesf e Operador Nacional do Sistema apuram problema

Luz de vela – Dilma Rousseff, a presidente, prefere a palavra blecaute, mas apagão, que é sinônimo, cai como luva para a interrupção de falta de energia elétrica em oito estados brasileiros nesta quarta-feira (28). Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão sem energia desde as 15h03, o que prejudicou emissoras de rádio e televisão e sites de jornais da região Nordeste.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), concessionária de energia local, informou que está apurando as causas e a extensão do problema. A própria Chesf informou que a sede da empresa está sem energia. O site da companhia também está fora do ar. A Chesf tem redes de abastecimento de energia em oito dos nove estados do Nordeste.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que também avalia a extensão do apagão e que técnicos trabalham para restabelecer o fornecimento de energia.

Em 2012, estados do Nordeste enfrentaram apagões nos meses de setembro e outubro. Em 22 de setembro, de acordo com o ONS, uma falha nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do. Em outubro, uma nova ocorrência atingiu os nove estados do Nordeste no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.