Matéria do ucho.info sobre o emprego de Dirceu é copiada sem cerimônia e de forma vil

ucho_24Papel carbono – Aconteceu o que era esperado. O ucho.info foi escandalosamente copiado por importantes veículos de comunicação do País, que em seus noticiosos republicaram a matéria sobre o eventual novo emprego do mensaleiro José Dirceu de Oliveira e Silva, que dependendo de autorização da Justiça poderá em breve trabalhar como gerente administrativo do Hotel Saint Peter, em Brasília. Há quem diga que a imitação é a maior lisonja, mas quando isso ocorre sem que o devido crédito seja dado ao autor é o que se pode rotular de covardia com falta de ética.

Durante anos a fio o editor do site foi massacrado por diversos profissionais de imprensa apenas por ser um autodidata, mas a ausência de um diploma universitário não o fez aético. Pelo contrário, a ética é que pauta o nosso trabalho, cada vez mais respeitado e difundido no Brasil e no exterior. Ao contrário do que faz a concorrência, no ucho.info não há qualquer restrição no tocante à citação da fonte, até porque cada qual deve ser reconhecido pela própria competência.

Contudo, causou espanto à equipe do ucho.info o fato de a notícia sobre o que há por trás do novo emprego de José Dirceu, que cumpre pena de prisão em regime semiaberto no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Em questão de horas a mencionada matéria tornou-se propriedade alheia, como se tivesse surgido do nada. O editor, como sempre, correu riscos e sofreu consequências por mais uma vez revelar a verdade aos brasileiros, mas alguns paladinos da moral midiática chamaram para si a paternidade de uma reportagem que nos pertence. E assim deve ser reconhecida por todos, pois só nós sabemos o quanto custou ter acesso às informações que embasaram a matéria jornalística.

Coube ao site a iniciativa de informar que o dono do Hotel Saint Peter, Paulo Abreu, será o primeiro cliente do lobista José Dirceu, que se apresenta como consultor empresarial. Abreu há muito luta para ressuscitar a TV Excelsior e a presença de Dirceu no quadro de funcionários do Saint Peter poderá facilitar a volta da emissora de televisão que fechou as portas durante o regime militar.

Na manhã desta quarta-feira (27), uma importante emissora de rádio brasileira levou ao ar em seu telejornal a nossa matéria, sem se preocupar em citar a fonte. Os responsáveis pelo noticioso simplesmente copiaram a matéria, de onde foram pinçadas frases que mostram a falta de escrúpulos por parte de alguns profissionais de mídia que batem no peito quando falam da importância do diploma para o exercício do jornalismo.

O nosso maior patrimônio são os leitores, que nos dedicam fidelidade incondicional, estejam onde estiverem. É para esses brasileiros com desejo de mudança é que enfrentamos, muitas vezes, jornadas diárias de até dezoito horas, período que é entremeado pelos ataques dos descontentes. Com o apoio dos leitores e dos colaboradores, o ucho.info transformou-se, não por acaso, em “A MARCA DA NOTÍCIA”, mas isso não significa conceder autorização para que sejamos copiados de maneira escandalosa e sem ter a autoria do trabalho mencionado.

Não estamos a caçar louros e troféus, mas repudiamos a atitude de alguns jornalistas que abduzem nossos textos e matérias sem cerimônia, lançando-os ao mundo como se fossem seus. O exercício do jornalismo exige competência, seriedade, ética e respeito ao leitor. E isso nós, do ucho.info, fazemos de olhos fechados e com a consciência tranquila. O mais bizarro é que a comentada matéria sobre os bastidores interesseiros do novo emprego de José Dirceu foi levada ao ar pela tal emissora de rádio com o patrocínio de grandes anunciantes. Ou seja, faturaram aos bolhões à sombra do ucho.info, sem ao menos citarem “A MARCA DA NOTÍCIA”.