Irmão de Genoino contraria laudos médicos e diz que situação de saúde do mensaleiro é gravíssima

jose_genoino_25Amarelou de vez – Como se não bastasse a mãe do dançarino DG se mostrar especialista em vários assuntos, de criminalística a armas de fogo, agora é vez do deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE) entra no rol dos “sabe-tudo”. Acusado de ser o mentor do escândalo que ficou nacionalmente conhecido como “dólares na cueca”, Guimarães é irmão do mensaleiro José Genoino e começa a destilar conhecimentos sobre cardiologia.

Ainda inconformado com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou Genoino à prisão, Guimarães tenta, com discursos utópicos, retorne ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde alguns mensaleiros já cumprem as respectivas penas.

Nesta terça-feira (29), José Guimarães afirmou que o estado de saúde do irmão é “absolutamente debilitado” e que o problema cardíaco é “gravíssimo”. Genoino foi condenado ao regime semiaberto, mas por conta de uma suposta crise de saúde conseguiu temporariamente o direito de cumprir a pena (quatro anos e oito meses) em regime de prisão domiciliar.

Na segunda-feira (28), um laudo elaborado por cardiologistas da Universidade de Brasília (UnB) apontou que não há motivos clínicos para José Genoino permanecer em prisão domiciliar. De acordo com o documento enviado ao STF, o quadro de saúde do ex-presidente do PT está “plenamente estabilizado” e “não é grave”.

Anteriormente, um laudo médico emitido por médicos da Câmara dos Deputados apontou o mesmo resultado. Genoino ingressou com pedido de aposentadoria por invalidez, o que exigiu a realização de avaliações médicas.

“O Genoino tem uma situação de saúde absolutamente debilitada. Eu não sei as razões desse laudo, mas o certo é que quem faz uma cirurgia com a grandiosidade da que ele fez não pode correr riscos. Portanto, é a Justiça que vai definir, e eu não quero entrar no laudo, até porque não o li”, disse José Guimarães.

“Todo mundo sabe, o Brasil sabe que ele tem um problema de saúde gravíssimo. Se não tivesse, ele não tinha passado risco de vida em um hospital de São Paulo. A família tem absoluta tranquilidade em preservar a vida e a imagem do Genoino”, completou o parlamentar cearense.

Ora, se o deputado dos “dólares na cueca” afirma não ter lido o laudo emitido por cardiologistas da UnB, não há como fazer qualquer declaração sobre o documento e muito menos sobre o estado de saúde do irmão mensaleiro. A grande questão é que acabou o prazo de validade da farsa montada a partir de uma cirurgia para reparar uma dissecção da aorta, realizada em 2013 no Hospital Sírio-Libanês.

No sistema carcerário brasileiro há milhares de detentos com problemas de saúde, alguns mais graves que o de José Genoino, sem qualquer perspectiva de atendimento médico na rede de hospitais públicos. Na verdade, muitos morrem no cárcere à espera de atendimento médico.

Quando participou do bando que operou o Mensalão do PT, o maior e mais ousado escândalo de corrupção da história nacional, Genoino não se preocupou com as consequências dos próprios atos e tratava a opinião pública com desdém. Agora, com o castelo de areia desmoronando de vez, o mensaleiro tenta passar à sociedade uma imagem de injustiçado. Por crimes de menor potencial alguns brasileiros estão atrás das grades.

Em suma, José Genoino deveria agradecer pelo fato de o STF ter sido condescendente ao condená-lo a pena tão branda. Para quem ergue o punho cerrado quando se entregou à Polícia Federal, em São Paulo, Genoino está fraquejando muito antes do esperado. Situação que pode explicar os rumores sobre sua participação na Guerrilha do Araguaia.