Pesquisa eleitoral aponta nova queda de Dilma, mas Planalto trabalha com números ainda piores

dilma_rousseff_434Sinal de alerta – Divulgados nesta terça-feira (29), os resultados da pesquisa do instituto MDA, realizada a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostram que faltando menos de seis meses para a eleição presidencial a petista Dilma Rousseff (PT) tem 37% das intenções de voto. Com isso, a presidente mantém-se na liderança da corrida ao Palácio do Planalto, em cenário que não considerou os pré-candidatos dos chamados partidos pequenos. Na pesquisa anterior (fevereiro), com base no mesmo critério, Dilma tinha 43,7% das intenções de voto. Ou seja, a queda da presidente nas pesquisas eleitorais do MDA foi de 6,7 pontos percentuais.

Segundo colocado na pesquisa, o tucano Aécio Neves (MG) aparece com 21,6%, contra 17% registrados em fevereiro. Pré-candidato do PSB, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, manteve-se na terceira colocação, com 11,8%, contra 9,9% da pesquisa anterior.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O MDA ouviu 2.002 eleitores entre 20 e 25 de abril em 137 municípios de 24 unidades da federação.

O dado mais preocupante da pesquisa, que tem se repetido nos levantamentos realizados por outros institutos, é que o contingente de eleitores que votariam em branco ou nulo (19,2%) e os que não sabem em quem votar ou não responderam (10,2%) ultrapassa a marca de 30%. Em outras palavras, um terço do eleitorado quer mudança no comando do País, mas por enquanto não está convencido de que pelo menos um dos candidatos é o ideal.

De acordo com a pesquisa, a possibilidade de Dilma vencer ainda no primeiro turno é igual à de ocorrer um segundo round na disputa pelo Palácio do Planalto, situação que preocupa sobremaneira o staff presidencial.

Enquanto a seara política digere os números da mais recente pesquisa do instituto MDA, o núcleo duro do governo de Dilma Rousseff trabalha com número ainda pior. Palacianos próximos à presidente andam desanimados com a informação de que a petista teria, no momento, 32% das intenções de voto. Cenário anunciado com antecedência pelo ucho.info e que coloca mais combustível no movimento “Volta Lula”, que pode não ser a solução para o PT levar adiante o seu projeto totalitarista de poder.