Deputado da oposição cobra de seis ministros de Dilma explicações sobre uso de jatinhos da FAB

fab_09Farra no ar – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) ingressou nesta terça-feira (7) com requerimentos de informação na Mesa Diretora pedindo explicação a seis ministros do governo de Dilma Rousseff que usaram jatinhos da Força Aérea Brasileira nos finais de semana para voltar para casa. Todas as autoridades viajaram sozinhas, o que acarreta ainda mais despesas ao erário.

A situação mais grave, segundo reportagem da revista Veja publicada no último sábado, é a do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que usou jatinho durante o período de férias.

Além de Mercadante, terão de prestar informações ao líder do PPS os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário); Pepe Vargas (Relações Institucionais); Eleonora Menicucci (Política para as Mulheres); Mauro Vieira (Itamaraty) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência).

Bueno pede esclarecimentos sobre a necessidade do uso da aeronave, os motivos dos deslocamentos e os gastos com as viagens nestes três meses de governo. Nos pedidos, o parlamentar indaga aos ministros se em algum momento eles chegaram a cogitar o uso de aviões de carreira e não os jatinhos da FAB.

No caso de Aloizio Mercadante, o deputado defende que, caso ele tenha mesmo usado a aeronave oficial em período de férias, devolva o dinheiro aos cofres públicos. Os ministros têm trinta dias, a contar do recebimento dos pedidos de informação, para responder as questões.

“Esta farra com o dinheiro do contribuinte precisa acabar, para o bem da moralidade pública. O governo fala em cortar gastos, mas seus ministros, ao que parece, não estão preocupados com a crise. São um mau exemplo e usam e abusam dos cofres públicos. Este é o governo do faz de conta, do desperdício e da corrupção”, criticou Bueno.

De acordo com a revista, cada viagem em jatinhos da FAB custa 12 mil reais por hora de voo, ou seja, 44 vezes mais que a média de preço de uma passagem aérea em uma empresa comercial.

Nestes quatro anos, o líder do PPS protocolou na Câmara dos Deputados vários requerimentos pedindo explicações sobre o uso de jatinhos por autoridades do governo. As informações serviram de base para diversas reportagens sobre o assunto divulgadas pela imprensa.

Depois da denúncia, a Casa Civil anunciou que, nesta semana, a presidente da República Dilma Rousseff editará decreto restringindo o uso de aviões da FAB para levar ministros de Brasília a suas cidades de origem nos fins de semana.

apoio_04