Expectativa em relação ao balanço auditado da Petrobras faz ações da estatal recuarem na Bovespa

(P. Withaker - Reuters)
(P. Withaker – Reuters)
Rouba monte – Alvo do maior escândalo de corrupção da história, a Petrobras espera recuperar a confiança dos investidores com a divulgação do balanço auditado do terceiro trimestre de 2014, prometido para depois do encerramento do pregão desta quarta-feira (22) da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Pouco antes do meio-dia de hoje, o Ibovespa principal indicador da bolsa paulista, registrava alta 0,53% (54.09946 pontos), enquanto que as ações preferenciais da estatal amargavam queda de 2,37%, ao passo que as ordinárias recuavam 1,81%. Esse movimento de descida das ações da Petrobras traduz a desconfiança do mercado financeiro e dos investidores em relação ao conteúdo do balanço da companhia petrolífera nacional.

Em conversa com o editor do UCHO.INFO, na terça-feira (21), um experiente e conhecido profissional do mercado financeiro disse que dificilmente o balanço da Petrobras trará boas notícias, pois a situação da empresa não é das melhores. Portanto, o que se deve esperar é uma radiografia do caos provocado principalmente pela roubalheira que brotou do escândalo do Petrolão.

A empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers (PwC) se negou a assinar o balanço da Petrobras do segundo semestre de 2014, no rastro da extensão do esquema de corrupção que foi revelado e desmontado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, com enfoque especial para o superfaturamento de contratos e pagamento de propinas milionárias.

Um dos principais fantasmas que rondam a Petrobras é que a empresa ainda não conseguiu estabelecer o tamanho do prejuízo provocado pelo esquema criminoso que beneficiou políticos e partidos. A metodologia para calcular o prejuízo precisa estar de acordo com as exigências de órgãos reguladores, como, por exemplo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Brasil, e a Securities and Exchange Commission (SEC), nos Estados Unidos, onde as ações da estatal verde-loura também são comercializadas.

Em janeiro, após postergar a publicação do balanço duas vezes, a Petrobras divulgou resultado não auditado para o terceiro trimestre do ano passado, com direito a estimativa de que os ativos da empresa estariam superestimados em R$ 88 bilhões. Esse número é o mesmo usado pela então presidente da companhia, Maria das Graças Foster, que calculou o prejuízo decorrente do Petrolão em R$ 88 bilhões.

Para aqueles que têm ações da Petrobras, o especialista do mercado financeiro ouvido pelo UCHO.INFO recomenda paciência de sobra, lembrando que até a petroleira recuperar o status anterior será preciso brincar de “rouba monte” ou, então, usar algum ansiolítico. Até porque, em termos de corrupção e roubalheira, “nunca antes na história deste país”.

apoio_04