Polaroid acusa a GoPro de copiar design de sua câmera e aciona a Justiça dos EUA

polaroid_cube_1001

Fabricante da câmera de ação Polaroid Cube, a C&A Marketing acusa a GoPro de copiar o design e a patente de seu produto na produção da Hero Session 4. Ambas as câmeras possuem a forma de um cubo com as arestas arredondadas.

Nesta semana, a C&A ingressou com processo judicial na corte de Newark, no estado norte-americano de New Jersey, alegando violação de patente e pedindo a imediata suspensão das vendas da câmera concorrente.

De acordo com a C&A, o design de câmeras pequenas e cúbicas é exclusivo da Polaroid Cube, produto lançado em 2014 e cuja patente foi registrada em maio passado. É fato que os dois equipamentos são quase idênticos não apenas na forma de cubo, mas por possuírem de lente frontal e apenas um botão para filmar e fotografar.

Em março, a GoPro arquivou um pedido de patente relacionado a uma câmera quadrada, mas o texto é curto e vago. “O design ornamental para uma câmera de ação cúbica, como mostrado e descrito”.

Agora, um júri federal norte-americano averiguará a procedência do pedido e definirá se a GoPro copiou a aparência do produto da marca concorrente. Segundo com o “The Wall Street Journal”, a fabricante da Cube também pede que, comprovada a violação da patente, todos os lucros com vendas do modelo da GoPro sejam redirecionados para a empresa.

apoio_04