Pesquisa Datafolha revela que disputa pela prefeitura de SP está embolada e pode ter surpresas

sao_paulo_1001

Faltando apenas três semanas para as eleições municipais, a disputa pela prefeitura da maior cidade brasileira, São Paulo, embolou, pelo menos quando analisados os índices de intenção de voto para o primeiro turno. O que mostra que ao horário eleitoral influenciou o eleitorado paulista, segundo aponta pesquisa Datafolha, cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira (9).

De acordo com o levantamento, o deputado federal Celso Russomanno, candidato do PRB, continua liderando as intenções de voto, mas caiu de 31% para 26%. Em segundo lugar aparece a ex-petista Marta Suplicy, candidata do PMDB, com 21%, contra 16% do levantamento anterior. Na sequência está o empresário João Doria, do PSDB, com 16% das intenções de voto.

Pesquisa de opinião é uma fotografia do momento, mas é preciso salientar que entre os candidatos o que mais evoluiu positivamente foi Doria, que saiu de 5% e avançou 11 pontos percentuais na pesquisa Datafolha. O que pode dar ânimo extra à campanha tucana.

A situação mais difícil é do prefeito Fernando Haddad (PT), que tenta a reeleição. O candidato petista tem à disposição a máquina municipal, o que em tese ajuda de forma considerável, mas na pesquisa Datafolha ele aparece em quarto lugar, com 9% de intenção de voto. No levantamento anterior, Haddad tinha 8%. Candidata do PSOL, a deputada federal Luiza Erundina aparece em quinto lugar, com 7%, mas amargando uma evolução negativa de três pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior.


A pesquisa mostra que o horário eleitoral em nada ajudou a campanha de Fernando Haddad, que no rastro do calvário político enfrentado por seu partido contabiliza o maior índice de rejeição da disputa paulistana: 46%. Aparentemente pouco importante, o índice de rejeição é o fator mai considerado pelos especialistas em uma disputa eleitoral. Os cinco candidatos mais bem posicionados na pesquisa Datafolha, alguns têm índice de rejeição que deve ser analisado com cautela. Além de Haddad, Marta Suplicy tem rejeição de 29%, Luiza Erundina, 26%; Celso Russomanno, 21%; e João Doria, 20%.

Cruzados esses números é possível concluir que as próximas semanas serão decisivas para os candidatos, assim como deve subir o tom das campanhas, que passarão adversários específicos na alça de mira.

Por outro lado, no campo da informalidade, um cenário complexo revela a dificuldade de alguns candidatos. Longe do processo científico que marca as pesquisas de opinião, motoristas de táxi são considerados confiáveis em termos de prognósticos, já que convivem diariamente com um espectro da sociedade. Nesta sexta-feira, a reportagem do UCHO.INFO ouviu taxistas, que foram unanimes em externar a dúvida entre dois candidatos: João Doria (PSDB) e Marta Suplicy (PMDB). Celso Russomanno sequer teve o nome mencionado pelos taxistas, que fizeram coro para declarar enorme insatisfação com Fernando Haddad.

Para o segundo turno, em todas as simulações o candidato Russomanno venceria se a eleição fosse hoje. Mesmo assim, considerando o período de campanha que ainda resta, é preciso cautela no momento de fazer prognósticos para a segunda etapa da corrida ao trono da Pauliceia Desvairada. Dependendo de qual candidato passar para o segundo turno, será preciso avaliar a possibilidade de transferência de voto e a eventual migração do eleitorado.

apoio_04