Bannon é intimado para depor em inquérito sobre a ingerência russa na eleição presidencial dos EUA

Ex-estrategista-chefe da Casa Branca, Steve Bannon foi intimado pelo procurador especial Robert Mueller para depor diante de um grande júri na investigação sobre possíveis vínculos entre a campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o governo da Rússia, informou o jornal “The New York Times” nesta terça-feira (16).

De acordo com o jornal, que obteve informação com uma fonte familiarizada com o processo, essa é a primeira vez que Mueller convoca para depor diante de um grande júri alguém do círculo mais próximo do presidente americano.

Integrantes da equipe que trabalha no escritório do procurador especial não quiseram fazer comentários sobre a convocação de Bannon. Nos últimos meses, Mueller começou a intimar várias pessoas que trabalharam com Trump, no âmbito do inquérito que apura a suposta interferência russa nas eleições americanas de 2016.

Mueller intimou o ex-estrategista de Trump após a publicação do polêmico livro “Fire and Fury: Inside the Trump White House” (Fogo e fúria: Por dentro da Casa Branca de Trump), no qual Steve bannon classifica o encontro entre o filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr., e um grupo de russos durante a campanha eleitoral de 2016 como “traição” e “falta de patriotismo”.


As declarações e a polêmica provocada pelo livro forçaram a saída de Bannon da diretoria do veículo ultraconservador “Breitbart News”. Steve Bannon, que foi um dos principais conselheiros de Trump no início de seu governo, trabalhou na campanha do republicano, tendo ajudado a definir o mote “America First” (“Os Estados Unidos em primeiro lugar”).

Em agosto de 2017, ele deixou seu cargo na Casa Branca, quando retornou ao “Breitbart News” e assumiu várias posições em desacordo com o governo de Donald Trump.

Nesta terça-feira, Bannon foi ouvido por membros do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, que também investiga a interferência da Rússia nas eleições de 2016 e os vínculos entre a campanha de Trump e o Kremlin. A reunião foi de portas fechadas.

O ex-estrategista teria sido questionado sobre a decisão do presidente de demitir James Coney, ex-diretor do FBI , que conduzia inquérito sobre o mesmo tema na agência, no início de maio do ano passado. (Com agências internacionais)

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04