Datafolha: Doria e Skaf seguem empatados na disputa pelo governo de SP, mas França se aproxima

Candidatos ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB) e Paulo Skaf (MDB) seguem tecnicamente empatados, de acordo com dados da mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (4). O tucano oscilou de 25% para 26%, enquanto o emedebista continua com 22%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, por isso há empate técnico no limite da margem de erro.

Em terceiro lugar está o governador Márcio França (PSB), que tenta a reeleição e tem 16% de intenções de voto. França oscilou dois pontos percentuais para cima e confirmou a tendência de crescimento que vem registrando a cada pesquisa. No levantamento anterior, o governador havia crescido três pontos.

Candidato do PT, Luiz Marinho passou de 5% para 6% de intenções de voto. Na sequência aparecem Professora Lisete (PSOL), com 3%; Major Costa e Silva (DC) e Rodrigo Tavares (PRTB), com 2%. Os candidatos Toninho Ferreira (PSTU), Marcelo Cândido (PDT), Claudio Fernando (PMN), Rogerio Chequer (Novo) e Lilian Miranda (PCO) pontuaram 1% cada. Dos entrevistados, 11% declararam voto nulo ou branco, enquanto 8% ainda estão indecisos.

Mesmo estagnado, Skaf continua a liderar nos dois cenários em que é considerado para o segundo turno. Ele venceria Doria por 42% a 38% — o candidato do MDB tem um ponto a mais em relação à última pesquisa, ao passo que o tucano tem dois. Skaf também derrotaria França, por 44% a 36%. Neste caso, o emedebista subiu três pontos e o atual governador paulista oscilou um ponto para cima.


O Datafolha também pesquisou um cenário entre Doria e França. Pela primeira vez, os dois candidatos empataram, com 41%. No levantamento anterior, o tucano venceria por 41% a 34%.

No quesito rejeição, o Datafolha mostrou mais uma vez que Doria continua liderando com 38%. Marinho tem 29% e Skaf, 26%. Dentre os candidatos mais viáveis, França é o que tem o menor índice de rejeição (16%).

Para o Senado, a pesquisa Datafolha mostra que Eduardo Suplicy (PT) segue liderando com 25%, mas empatado no limite da margem de erro com Mara Gabrilli (PSDB), que agora 21%. Na sequência aparecem os candidatos Major Olímpio (PSL), com 17%; Mário Covas Neto (Podemos), 12%; Tripoli (PSDB), 11%; e Maurren Maggi (PSB), 10%.

O Datafolha ouviu 2.597 eleitores em 73 cidades, entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de dois porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que há 95% de chances de os resultados da pesquisa refletirem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-05020/2018.