Com recuo de 0,13% no 2º trimestre, “prévia do PIB” aponta para possibilidade de recessão técnica

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou recuo de 0,13% no segundo trimestre na comparação com o período imediatamente anterior, informou o BC nesta segunda-feira (12). Na comparação com o mesmo período (2º trimestre) de 2018, o IBC-Br teve alta de 0,85%.

O resultado indica a possibilidade de recessão técnica da economia nacional. Isso porque o PIB no primeiro trimestre ficou negativo e, tecnicamente, dois trimestres seguidos de queda na atividade econômica configuram recessão técnica.

Ministro da Economia, Paulo Guedes evitou fazer qualquer comentário acerca do sobre o indicador na manhã desta segunda-feira (12), durante seminário no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Medida Provisória 881, que trata da Liberdade Econômica.

Em junho, o IBC-BR registrou alta de 0,30%, na série com ajuste sazonal, após avanço de 1,10% em maio (dado revisado). Foi a segunda elevação registrada no governo Bolsonaro. Na comparação entre os meses de junho de 2019 e junho de 2018, houve baixa de 1,75% na série sem ajustes sazonais.

O resultado foi de alta de 0,62% na série sem ajustes sazonais no acumulado do primeiro semestre e de 1,08% nos 12 meses encerrados em junho. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2019 é de avanço de 0,8%.


Jogo de empurra

Questionado no final de semana sobre a piora de indicadores, o presidente Jair Bolsonaro, sempre movido pela truculência verbal e pelo descontrole, sugeriu aos jornalistas para que perguntassem ao ministro da Economia.

Todos sabem que Bolsonaro é covarde o suficiente para “fritar” assessores de acordo com a necessidade e a conveniência, mas é cedo demais para colocar Paulo Guedes na linha de tiro, apenas porque o governo é incompetente. Mesmo assim, esse comportamento há de prevalecer, a exemplo do que já ocorre com o ministro Sérgio Moro (Justiça).

No contraponto, Guedes, durante evento na manhã desta segunda-feira, pediu paciência com a situação econômica do País, como se o trabalhador pudesse aguardar por mais tempo. Como sempre, o titular da Economia voltou a recorrer à “síndrome do retrovisor, culpando governos anteriores pela situação econômica atual.

“E agora, em cinco, seis meses, ‘o Brasil não está andando, culpa do novo governo’. Ora, senhores, quem governou (por) trinta anos o Brasil, a socialdemocracia, que fez muitas coisas boas… Dê um ano ou dois, dê um governo, dê uma chance de um governo de quatro anos para a liberal-democracia. Não trabalhem contra o Brasil, tenham um pouco de paciência”, disse Paulo Guedes.