Morre em Paris, aos 86 anos, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente francês Jacques Chirac

Ex-presidente da França, Jacques Chirac morreu na manhã desta quinta-feira (26), aos 86 anos, “pacificamente e acompanhado por seus entes queridos”, informou Frédéric Salat-Baroux, marido de Claude Chirac, filha do político veterano.

Chirac foi chefe de Estado da França entre 1995 e 2007. Antes de chegar ao Palácio do Eliseu, por duas vezes foi primeiro-ministro, assim como ministro e também prefeito de Paris. O ex-presidente não aparecia em público há anos. Sua saúde deteriorou desde sua saída do poder, principalmente por causa de um derrame sofrido em 2005, durante seu segundo mandato.

Em setembro de 2016, Jacques Chirac teve de retornar com urgência do Marrocos, onde estava de férias, para ser hospitalizado em Paris devido a infecção pulmonar. Sua última aparição em ato oficial foi em novembro de 2014.

Em uma das primeiras reações dos responsáveis pelas altas instituições francesas, O presidente da Assembleia Nacional, Richard Ferrand, uma das primeiras autoridades francesas a reagir ao anúncio da morte de Chirac, disse que disse que o ex-primeiro-ministro “faz parte da história da França”. A Assembleia Nacional francesa e o Senado fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente.


O conservador Jacques Chirac é lembrado internacionalmente por ter se oposto à invasão do Iraque comandada pelos Estados Unidos em 2003. Chirac manteve sua política externa de uma França independente, na tradição de Charles de Gaulle.

Na França, talvez o maior legado de Chirac tenha sido o reconhecimento, pela primeira vez, do papel do Estado francês na perseguição e prisão de judeus em campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, Chirac também entrará nos livros de história por se tornar, em 2011, o primeiro ex-chefe de Estado a ser condenado na França do pós-guerra. Aos 79 anos, foi considerado culpado pela Justiça francesa em caso de “desvio de fundos públicos”, “abuso de confiança” e “tomada ilegal de interesses”.

Ele foi condenado a dois anos de prisão, em liberdade condicional, por sua participação em esquema de falsos empregos falsos no período que era prefeito de Paris, na década de 1990. O político conservador usou dinheiro público para o pagamento de 28 funcionários que não trabalhavam para a administração. Os funcionários teriam trabalhado, na realidade, para o partido de Chirac.

Nascido em Paris, em 29 de novembro de 1932, Jacques Chirac estudou no Instituto de Estudos Políticos da capital francesa (Sciences Po). Na juventude, esteve ligado a socialistas e comunistas, mas logo rumou para a direita, sendo, durante décadas, um dos principais líderes conservadores franceses.