Astro do basquete Kobe Bryant, sua filha Gianna e outras sete pessoas morrem em acidente de helicóptero

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant, de 41 anos, um dos maiores astros da história da NBA, morreu no domingo (26) em um acidente de helicóptero na Califórnia, nos Estados Unidos. Outras oito pessoas, entre elas sua filha Gianna, estavam na aeronave e não sobreviveram.

“É com grande tristeza que tomamos conhecimento da morte de Kobe Bryant e de outras quatro pessoas em um acidente de helicóptero em Calabasas. A aeronave caiu em um campo afastado perto de Las Virgenes por volta das 10h da manhã. Ninguém em terra ficou ferido”, informou através do Twitter a administração da cidade localizada na região metropolitana de Los Angeles.

Mais tarde, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, confirmou que Gianna, filha de 13 anos do ex-jogador, estava entre os cinco mortos. “LA está sofrendo com a família Bryant pela perda de Gianna, que morreu com seu pai e amigos na tragédia de hoje”, escreveu Garcetti no Twitter.

Gianna era uma das quatro filhas de Bryant e sua mulher, Vanessa, além de Natalia, Bianca e Capri, que nasceu em junho de 2019.

Bryant e Gianna partiram do Aeroporto John Wayne, em Orange County, também na região de Los Angeles, para a cidade de Newbury Park, a 30 km de Calabasas, para um jogo da Mamba Academy, time de Gianna. Kobe seria o técnico.

De acordo com o jornal Los Angeles Times, às 9h06 no horário local a aeronave decolou e o acidente ocorreu menos de uma hora depois. Outras sete pessoas estavam a bordo. Autoridades do condado de Los Angeles disseram que socorristas foram enviados ao local e apagaram as chamas no helicóptero, mas não encontraram sobreviventes.

Fotos publicadas pelo departamento de polícia local mostram um caminhão de bombeiros e, de longe, a fumaça emergindo da mata em um barranco.

De acordo com a imprensa norte-americana, Kobe Bryant, quando ainda jogava pelo Los Angeles Lakers, costumava viajar em um helicóptero Sikorsky S-76 para se locomover entre as cidades das partidas. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) identificou o helicóptero acidentado como sendo um Sikorsky S-76.

O órgão informou que investigará o ocorrido juntamente com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), organização que apura acidentes envolvendo meios de transporte. Segundo testemunhas, o motor da aeronave produziu um barulho estranho antes da queda.

Bryant é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos da NBA. Ganhou cinco títulos com o Los Angeles Lakers entre 2000 e 2010, recebeu 11 nomeações para a seleção da NBA e nove para a seleção de defesa, além de jogar 18 All-Star Games e conquistar duas medalhas de ouro olímpicas.

Com a aposentadoria de Kobe em 2016, o Los Angeles Lakers também decidiu aposentar as duas camisas utilizadas por ele ao longo dos 20 anos no time, a 8 e a 24. (Com agências internacionais)