Dilma tenta escapar da culpa pelos apagões, falta com a verdade e diz que o problema é falha humana

Empurrando como sempre – Como já era de conhecimento do povo brasileiro, a presidente Dilma Rousseff sofre da mesma síndrome dos companheiros de legenda, onde todos, sempre magnânimos, jamais erram. Nesta manhã, durante café com jornalistas no Palácio do Planalto, Dilma falou sobre os recentes apagões que deixaram milhões de brasileiros no escuro e disse, em tom jocoso, que a causa é falha humana.

“O dia em que falarem para vocês que é raio, gargalhem. Cai raio todo dia nesse país. Raio não pode desligar o sistema, se desligou é falha humana”, disse a presidente.

Dilma se encaixa perfeitamente na célebre frase de Anton Tchekhov: “Errar é humano: mais humano ainda é atribuir o erro aos outros”. É exatamente o que a presidnete faz ao não reconhecer a incompetência do PT e os erros que sua equipe comete reiteradamente.

Para contrapor esse palavrório galhofeiro de Dilma Rousseff basta voltar alguns dias no tempo e retomar a declaração do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermas Chipp, que afirmou que o Brasil continuará enfrentando apagões, pois eliminá-los exigiria altos investimentos do governo e aumentaria sobremaneira a tarifa de energia elétrica.

A desculpa apresentada por Dilma Rousseff de que raios caem a toda hora no País é uma afronta ao raciocínio da parcela pensante da sociedade, pois sabe-se que os integrantes do governo desconhecem a mais rasa definição da palavra planejamento. Não se pode administra um país de dimensões continentais e cm problemas de toda ordem como se fosse um boteco de porta de fábrica, como os que Lula frequentou nos tempos de sindicalismo.

O maior exemplo do que teremos pela frente ocorreu no aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, o velho Galeão, no Rio de Janeiro, que por incompetência da Infraero ficou às escuras durante quase duas horas e provocou atraso em pelo menos vinte voos. De acordo com a distribuidora de energia do Rio de Janeiro, a Light, a subestação do Galeão, onde ocorreu o problema, é de responsabilidade da Infraero.

De com informações preliminares, o apagão no aeroporto Tom Jobim foi provocado por excesso de demanda de energia em um dia de extremo calor, quando os aparelhos de ar-condicionado foram muito exigidos.

Desde que o então presidente Lula empurrou os brasileiros ao consumismo, reduzindo a carga tributária de diversos produtos, a começar pelos eletrodomésticos, o Brasil passou a viver diariamente o risco de apagões.

Para confirmar o que há anos insistimos, basta perguntar à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) as causas dos constantes apagões na Grande Porto Alegre e em outras cidades gaúchas. Como já noticiamos, a CEEE alega que os consumidores compram eletrodomésticos e não comunicam a empresa.

Ora, se isso acontece no estado governado pelo petista Tarso Genro e que já teve Dilma Rousseff como secretária de Minas e Energia, não é difícil imaginar o que nos espera no pico do verão. Mesmo assim, a presidente garante que 2013 será um ano ainda melhor.

Como disse o filósofo Lula, um velho e messiânico comunista de botequim, “nunca antes na história deste país”.