Palácio do Planalto se articula contra pré-candidatura de Denise Abreu à Presidência da República

Fogo contra fumaça — A reação foi tão imediata quanto esperada. Em menos de 24 horas, o Palácio do Planalto articulou uma milimétrica contra-ofensiva para tentar negar a notória pré-candidatura da ex-diretora da ANAC, Denise Abreu, à Presidência da República nas eleições de outubro de 2014 pelo PEN, partido que ainda não participou de nenhuma eleição e tem a sustentabilidade e o meio ambiente como principais bandeiras.

A movimentação nos bastidores foi intensa. E a rapidez da operação revelou, na opinião dos analistas políticos, a preocupação da presidente Dilma Rousseff com o nome Denise Abreu. “Com Denise nos debates, dificilmente a presidenta iria aos debates. Dilma evita a doutora Denise de todas as formas”, comenta uma destacada fonte palaciana.

Para a missão de negar a candidatura de Denise Abreu foram escalados repórteres afinados com o Palácio do Planalto, sempre contemplado com textos que exibem ângulos favoráveis ao governo. De tal modo, bastou pouco para plantar argumentos insustentáveis contra a candidatura de Denise Abreu, em grandes veículos e agências de notícias da imprensa nacional.

As matérias tentaram, de chofre, criar uma cizânia entre o presidente do PEN, deputado estadual Adílson Barroso (SP), e a pré-candidata Denise Abreu. Na versão, que interessa ao Palácio do Planalto, Denise Abreu estaria disputando a indicação da legenda sem contar com o incentivo da direção nacional do PEN, com um empresário da área de telecomunicações chamado Bertolino Ricardo Almeida, cuja pré-candidatura, de acordo com as matérias, está prevista para ser lançada em meados de novembro. Esta foi a primeira vez que o nome Bertolino apareceu como pré-candidato dentro do PEN.

A apreensão com o nome Denise Abreu levou uma das jornalistas a perguntar a Denise Abreu, ao final da entrevista, em tom de nítida ameaça, se a manutenção da candidatura ajudaria ou atrapalharia o processo do qual é ré. Estranhamente, a resposta não foi usada na matéria. Há ainda um erro básico de apuração: o presidente Adílson Barroso não está em Brasília, conforme afirmou a reportagem.

(Arquivo pessoal)

A pré-candidatura de Denise Abreu foi articulada durante almoço realizado na casa de Denise Abreu, no bairro do Butantã, Zona Oeste da capital paulista. O encontro, que transcorreu em clima amigável e consensual, contou com a presença do presidente nacional do PEN, Adílson Barroso, do secretário-geral Antônio Cavalcante, do advogado-geral da sigla, Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa, dos agentes da Polícia Federal Marcelo Baeta e Danilo Balas, e do ex-militante da Rede Sustentabilidade, Vitalmo Júnior, um dos nomes mais cotados para ser o vice de Denise Abreu na chapa que desde já tira o sono dos palacianos.

O PEN realiza seu primeiro grande evento regional de pré-campanha no próximo dia 31 de outubro. O encontro acontecerá na Câmara de Santo André, a partir das 18h. Na oportunidade o partido pretende apresentar seus doze pré-candidatos a deputado no ABCD paulista.

Que fique claro, de novo!

É importante reforçar que, como sabem os leitores, no ucho.info não se faz jornalismo de encomenda e não se oculta a verdade, mesmo que isso provoque, em alguns casos, a reação destemperada de determinados poderosos, como aconteceu em relação à entrevista concedida por Denise Abreu ao editor do site. Em suma, o ucho.info não se pauta por mentiras ou inventa fatos, como vem ocorrendo com preocupante constância na imprensa nacional.

O mais interessante nesse episódio é que o Palácio do Planalto está cada vez mais fiel como leitor do ucho.info, ciente de que a firmeza do nosso noticiário não invalida sua essência, apesar de pontuais e descabidas contestações no âmbito judicial.