Câmara dos Deputados aprova projeto que concede pensão vitalícia à atleta Laís Souza

lais_souza_02Apoio justo – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) projeto de lei que concede pensão vitalícia à atleta Laís Souza, que ficou tetraplégica em acidente, em janeiro deste ano, quando participava de treinamento para participar das provas de esqui nas Olimpíadas de Inverno, em Sochi. A desportista fraturou a terceira vértebra, cuja lesão é considerada definitiva pelos médicos.

Autores da proposta, os deputados Rubens Bueno e Mara Gabrilli (PSDB-SP) alegaram que Lais é de família humilde de Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo, por isso se empenharam ainda mais para que o PL fosse aprovado em regime de urgência pelo plenário. “Esta menina corajosa, ginasta que já nos deu tantas alegrias, agora, precisa de nós para que seu tratamento não seja interrompido”, afirmou Bueno, ao conclamar os colegas parlamentares a aprovar a matéria.

De acordo com o Projeto de Lei 7657/14, a pensão especial, equivalente ao teto do Regime Geral da Previdência Social, atualmente fixado em R$ 4.390,24, é vitalícia. Ela será atualizada pelos mesmos índices e critérios dos demais beneficiários e não poderá ser transmitida a herdeiros. O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) foi relator do projeto em plenário pela Comissão de Finanças e Tributação. O texto aprovado pela Câmara segue para apreciação do Senado Federal.

Em março passado, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) iniciou campanha de doações para ajudar no custeio dos cuidados médicos e da fisioterapia de que a atleta necessita. O seguro usado pelo Comitê cobre o atendimento de emergência a atletas e o transporte entre hospitais, mas não prevê o pagamento do tratamento. Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, Laís Souza revelou: “Todo dia, quando eu me deito, eu peço que eu quero andar”.

Durante pronunciamento, Rubens Bueno ressaltou ainda a trajetória vitoriosa de Laís Souza como ginasta olímpica. Começou a treinar com apenas quatro anos de idade e a partir de 2001 passou a se destacar na equipe de ginástica brasileira. Em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, obteve a melhor posição do Brasil na classificação por equipes. Em 2007, foi a segunda por equipes e conseguiu destaque semelhante nas Olimpíadas de Pequim, no Mundial de Stuttgart, dentre outras competições.

apoio_04