Campanha para evitar acidentes com crianças começa hoje com participação de estudantes

Lesões – A campanha “Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes”, em parceria entre as secretarias da Criança e de Assuntos Estratégicos, e com apoio das sociedades Brasileira e do DF de Pediatria, começa nesta quarta-feira (31). A divulgação será feita no rádio, na televisão, em pontos de ônibus e em jornais de grande circulação. Além da utilização dos espaços midiáticos para a difusão do tema, está prevista a realização de palestras em todas as escolas públicas de Educação Infantil do Distrito Federal.

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Faculdade de Medicina do Planalto Central (Fameplac) serão responsáveis por promover encontros com pais e professores para debater formas eficazes de prevenção de acidentes. A campanha também conta com uma cartilha com ilustrações e linguagem acessível, que será distribuída em escolas e postos de saúde como uma importante ferramenta na conscientização da comunidade.

“Pelo menos 90% das lesões com crianças e jovens poderiam ser evitadas com atitudes simples, como a proteção de uma tomada, a cobertura de uma piscina, o armazenamento correto de remédios e produtos de limpeza”, alertou o governador Agnelo Queiroz. Médico cirurgião, ele lembrou dos inúmeros casos que atendeu em hospitais de crianças e adolescentes que se machucaram em casa.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes representam a principal causa de óbitos de pessoas de até 14 anos no Brasil. No total, mais de 5 mil crianças morrem todos os anos. “No Distrito Federal, a situação não é diferente. A cada dia e meio, uma criança vem a óbito por ocorrências desta natureza. Por isto este trabalho se faz tão importante. Fico muito feliz que o nosso governador tenha entendido o valor desta iniciativa. Não há nada mais precioso que uma infância e uma juventude saudáveis”, louvou o médico pediatra e secretário da Criança, Dioclésio Campos Júnior.