Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz cria secretarias do Idoso e da Igualdade Racial

Novas pastas – O governador Agnelo Queiroz assinou, no início da noite de segunda-feira (8), decreto criando duas novas Secretarias de Estado no âmbito do GDF. A Secretaria do Idoso, que será comandada pelo suplente de deputado federal Ricardo Quirino, e a Secretaria da Igualdade Racial, que terá à frente Josefina Serra dos Santos, até então responsável pela chefia da Coordenação para Assuntos de Igualdade Racial do DF, da Secretaria de Justiça, Diretos Humanos e Cidadania (Sejus).

Os assuntos relacionados às duas novas secretarias preocupavam o governador do DF, que buscava uma maneira de dar atenção especial à terceira idade, já que anteriormente foram criadas a Secretaria da Criança e a Secretaria da Juventude. A capital dos brasileiros registra um dos mais altos índices de expectativa de vida do País e tem boa parte da população na chamada terceira idade. Uma das grandes incentivadoras do governador Agnelo Queiroz foi a primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, que já se dedica a trabalhos relacionados à pasta, que agora também serão tratados pelo novo secretário.

Em relação à Secretaria da Igualdade Racial, Queiroz decidiu dar mais importância às ações que até então estavam sob a responsabilidade da Coordenadoria, sob a batuta da agora secretária Josefina Serra dos Santos. Com estrutura reduzida e sem provocar aumento de despesas além do previsto no orçamento do GDF, as duas secretarias não terão de passar pelo crivo da Assembleia Legislativa.