Guido Mantega esquece promessa recente e anuncia aumento da tarifa de energia elétrica em 2014

guido_mantega_28Lampião em alta – Ainda ministro da Fazenda, mesmo tendo arruinado a economia brasileira, Guido Mantega anunciou na manhã desta quarta-feira (2) que as tarifas de energia elétrica sofrerão aumento ainda em 2014. A medida se deve ao acionamento das usinas termelétricas, que produzem energia mais cara e por meio de processo poluente. Fora isso, a estiagem fora de época exigirá que o setor elétrico gaste mais para produzir energia.

A decisão do governo terá impacto na inflação, que vem corroendo de forma sistemática o salário do trabalhador brasileiro, que já não sabe o que fazer para enfrentar o mês depois que o suado dinheiro desaparece.

O anúncio feito por Guido Mantega acontece semanas depois que o próprio ministro garantiu que o consumidor só pagaria mais pela energia elétrica em 2015. Isso porque o governo tentava evitar que qualquer medida de majoração da tarifa de energia interferisse negativamente no projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff, que no ano passado anunciou com estardalhaço a redução dos valores da conta de luz.

“Estamos minimizando este problema e o governo federal está colocando imediatamente R$ 4 bilhões para compensar uma parte do aumento do reajuste”, disse Mantega durante o programa oficial “Bom Dia Ministro”. E Guido Mantega completou: “(O reajuste) será um pouquinho maior, mas não será tão maior. Não vai incorporar todo aumento que seria devido. O governo federal está compartilhando o aumento de custo com o consumidor”.

É mentirosa a afirmação de que o governo está compartilhando o reajuste com o consumidor. A mentira está no fato de que é do povo brasileiro o dinheiro que o desgoverno do PT vem utilizando para indenizar as empresas geradoras de energia. Isso significa que a sociedade será prejudicada em outros setores, por causa da realocação de recursos, uma vez que o Tesouro Nacional, que funciona como trem-pagador das loucuras palacianas, é abastecido com o suado dinheiro do contribuinte.

A decisão de aumentar a tarifa de energia antes do prometido mostra que o governo do PT administra o Brasil na base da irresponsabilidade e do ufanismo, como se em algum momento a verdade não viesse à tona. Não se pode governar um país de dimensões continentais como o Brasil, repleto de problemas, sem dar a devida atenção ao planejamento. Os petistas palacianos conseguiram arruinar a economia brasileira em pouco mais de uma década, estrago que demorará cinquenta anos para ser consertado, mas o partido continua gazeteando conquistas que são verdadeiras falácias.

O mais interessante nessa ópera mitômana é que em junho e julho de 2013 os manifestantes saíram às ruas, com direito a depredações, para protestar contra R$ 0,20 de aumento na tarifa do transporte público, mas em relação à tarifa de energia elétrica é bem possível que a população fique calada, como se concordasse com o desgoverno petista. Sempre lembrando que há o risco de ocorrerem apagões durante a Copa do Mundo. Como disse certa feita um conhecido comunista de botequim, “nunca antes na história deste país”.