FHC e Alckmin depõem em favor do mensaleiro Roberto Jefferson

Olho do furacão
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não falou com a imprensa após depoimento de aproximadamente trinta minutos na 2ª fhc_04Vara Criminal de São Paulo, onde testemunhou a favor do ex-deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ), denunciante do escândalo do mensalão. Na mesma audiência está sendo ouvido, neste momento, pelo juiz federal Márcio Catapani, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). Assim como FHC, Alckmin foi arrolado como testemunha de defesa de Jefferson, que é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-presidente da República deverá depor em outra audiência, desta vez no caso de José Janene, ex-deputado que também teria participado do mensalão na Câmara dos Deputados.

Será ouvida pelo juiz federal Gilmar Roberto Meneccioli a testemunha de Zilmar Fernandes da Silveira – acusada de lavagem de dinheiro e evasão de divisas –, além de Petter Glazier, testemunha de José Roberto Salgado (acusado de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas), e Emídio de Souza, testemunha de Marcos Valério, suspeito de ser o organizador do mensalão e acusado de crimes de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas.

Irineu Casemiro Pereira e Gelsu Aparecido de Lima devem testemunhar em favor do deputado federal João Paulo Cunha – acusado de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. Lázaro de Mello Brandão será ouvido como testemunha de defesa do ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha. Duas testemunhas de defesa de Ramon Hollerbach Cardoso, acusado de corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas, não foram localizadas e não receberam a notificação da Justiça.