Sebastião Curió será julgado na sexta-feira, em Brasília

Hora da verdade
Sebastião Curió Rodrigues de Moura, ou simplesmente Major Curió, sentará nesta sexta-feira (dia 05) no banco dos réus no Fórum de Sobradinho, cidade satélite do Distrito Federal. Ele será julgado pela morte do menor Laércio Xavier da Silva e por ferimentos causados por arma de fogo (pistola Beretta) no irmão dele, Leonardo Xavier. O crime aconteceu no interior da chácara Sobradinho dos Melo, às 12h30 do dia 2 de fevereiro de 1993. Os menores realizavam pequenos furtos na região.

O major, em companhia de seu filho, Curió Júnior, e de João Bosco Frajorge e Erycson Baueri Coqueiro, teria feito uma emboscada. Os demais envolvidos no caso já foram julgados. A defesa pede a absolvição total do ex-militar do Exército alegando a prescrição do caso.

O Major Curió atuou no combate à guerrilha do Araguaia, sendo responsável pela prisão do ex-guerrilheiro e agora deputado José Genoíno (PT-SP) e pelas mortes de outros combatentes da esquerda. Ele também foi prefeito de Curionópolis, município que surgiu em função do garimpo de Serra Pelada, no Pará. Hoje, Curió mora em Brasília.