Intervenção de Lula em CPI já era prevista

Lula e a metamorfose ambulante –
A notícia de que o presidente da República assumirá mesmo as negociações dos nomes que vão ocupar a presidência e a relatoria da CPI Petrobras/ANP, mesmo que bem fatídica, não é surpreendente. Ainda que Lula tenha repetido por diversas vezes que não é função do presidente interceder em Comissões Parlamentares de Inquérito, tendo dito inclusive que não é de seu “feitio”, não havia como descartar a possibilidade. Haja vista o encontro entre o petista de mais influência do mundo com o líder do PMDB do Senado, Renan Calheiros (AL), em que Lula recomendou que fosse deixada de lado a ideia de ceder a presidência à oposição.
Ao anunciar a decisão, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, justificou a decisão de colocar Lula no comando das negociações com uma declaração no mínimo preocupante para um país que se pretende democrático. “Tudo é ele. Na realidade, ele é que faz a coordenação do governo dele. Eu apenas dou os recados e tragos as preocupações”, disparou Múcio.
Vale lembrar que já é certo que os cargos de presidente e relator pertencerão ao governo, ou seja, ficarão com PT e PMDB. O que não está decidido são os nomes, impasse que contará agora com a ajuda do presidente de “feitio” bem volátil para solucioná-lo.