Gim Argello deve substituir José Múcio Monteiro

Bom aluno –
O senador Gim Argello (PTB-DF) tem sido rápido na aproximação com o Palácio do Planalto e se mostrado um exímio articulador político. A qualidade em navegar em mares bravios está credenciando o líder das bancada do PTB e vice-líder do governo no Senado para voos mais altos. Gim Argelo é o virtual substituto do deputado licenciado José Múcio Monteiro (PTB-PE) no Ministério de Relações Institucionais (articulação política). Por telefone, Argello admitiu à reportagem do ucho.info, na última segunda-feira, que a questão do ministério pode esperar, mas nas entrelinhas deixou claro que é candidato ao posto.

(Foto: José Cruz)
(Foto: José Cruz)
Gim Argello é visto com frequência na Casa Civil, onde já conquistou a confiança da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores à presidência da República. No Senado, Argello tem acompanhado todas as articulações da base governista nas votações de projetos, é um companheiro do líder da bancada peemedebista, Renan Calheiros (AL), e defende os passos do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). “Isso é José Sarney. Doa a quem doer, ele tomou a decisão”, afirmou sobre a decisão tomada na última segunda-feira de anular os 663 atos secretos.
O PTB assumiu posição contrária à instalação da CPI Petrobras/ANP na reunião dos líderes de todos os partidos da base governista. O posicionamento já tinha sido antecipado antes mesmo da discussão do tema na reunião realizada no último dia 9.
O advogado Gim Argello, nascido há 47 anos, recebeu praticamente de graça o mandato de senador da República com a renúncia do titular, o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB-DF), no dia 4 de julho de 2007. O suplente será senador até fevereiro de 2015, quando termina o mandato de oito anos. Vale lembrar que o senador responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal por apropriação indébita, peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.