Mercadante volta a defender afastamento de Sarney

Afundando sozinho –
Líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP) divulgou nesta sexta-feira nota sobre as últimas denúncias contra José Sarney (PMDB – AP) de nepotismo e envolvimento, junto ao ex-diretor geral Agaciel Maia, no escândalo dos malfadados atos secretos.

Foto: Agência Brasil - Roosewelt Pinheiro
Foto: Agência Brasil - Roosewelt Pinheiro
Mercadante respondeu à proposta de Pedro Simon (PMDB – RS) e Cristovam Buarque (PDT – DF) para reunir com urgência o Conselho de Ética a fim de discutir o tema. O líder petista informou que a bancada dos companheiros, como não poderia ser diferente, concorda com a necessidade da reunião. Entretanto, o senador ressalta que devem ser “asseguradas as exigências regimentais” e considerado o recesso parlamentar.
Mercadante voltou a afirmar que o PT defende o afastamento de Sarney da presidência da Casa, engrossando o coro dos senadores que compartilham, com mais ou menos fervor, a mesma opinião. E com razão. Afinal, a menos de um ano das eleições, quem quereria vincular sua imagem à de Sarney?
Veja íntegra da nota divulgada por Mercadante:

“É grave essa nova denúncia porque há indícios concretos da associação do presidente do Senado, José Sarney, em ato secreto de nomeação do namorado de sua neta. O Conselho de Ética terá que investigar com rigor a possibilidade de participação direta do senador Sarney na promulgação de ato secreto. Também deve ser apurada a divulgação de conversas telefônicas do senador José Sarney, que constam em inquérito que tramita sob segredo de Justiça. A bancada do PT não se opõe a antecipação da reunião do Conselho de Ética, desde que asseguradas as exigências regimentais e a concordância e a disponibilidade de seus integrantes em período de recesso. A bancada reafirma a sua posição de que o melhor caminho seria o pedido de licença da presidência da Casa por parte do senador José Sarney”.