Faltas não justificadas somam 185 no Senado Federal

Vazio mar de azul-marinho –
Pesquisa divulgada pelo site “Congresso em Foco” mostra a assiduidade de cada senador durante o primeiro semestre deste ano. E o nome do menos aplicado não poderia ser menos surpreendente. Com um clima de forte tensão rondando sua permanência na presidência do Senado, José Sarney não poderia adotar outra tática que não a de não dar as caras pela Casa vez ou outra. Das 60 sessões, Sarney se ausentou de 17 sem qualquer justificativa. O segundo mais faltoso foi Wellington Salgado (PMDB-MG), que, das 12 ausências registradas, justificou apenas 10.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom
Já o parlamentar mais assíduo às sessões plenárias do Senado foi Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que foi o único a não registrar nenhuma ausência. Em seguida, empatados, ficaram Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Eliseu Resende (DEM-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), que se ausentaram uma vez cada um com a mesma justificativa: estavam em missão política.
Somados os números do semestre, chega-se à quantidade de 185 faltas não justificadas no total. No entanto, se adicionadas as ausências justificadas, o número chega a 783. E não é um dado surpreendente para quem está acostumado a circular pelo congresso e ver diariamente o mesmo cenário de cadeiras azul-marinhas vazias. Não custa lembrar (e apenas lembrar) que cada um dos 81 senadores custa aproximadamente R$ 130.000,00 mensais aos cofres públicos.