50 anos de Maurício de Sousa

Cinquentenário de carreira do criador da Turma da Mônica é comemorado com exposição no MuBE –

(*) Ana Carolina Castro

Maurício abre a exposição, em 18 de julho
Maurício abre a exposição, em 18 de julho
A Turma da Mônica marcou a infância de diferentes gerações, e para homenagear o cinquentenário da carreira de Maurício de Sousa, criador desse império do entretenimento, São Paulo recebe a exposição gratuita “Maurício 50 anos”, que está acontecendo desde o último dia 19 no subsolo de um dos espaços mais importantes das artes visuais brasileiras, o Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE, em São Paulo.
Segundo a curadora Jacqueline Mouradian, a escolha do MuBE como espaço para ambientar a exposição foi fácil. “Foram desenvolvidas 14 esculturas parodiando as obras gregas e egípcias que marcaram a história da humanidade, e, desta forma, entendemos que o MuBE era o museu mais adequado”, conta Jacqueline.
Primeira revista da Turma da Mônica, publicada em 1970 pela Editora Abril
Primeira revista da Turma da Mônica, publicada em 1970 pela Editora Abril
A exposição, dividida em duas partes, tem como objetivo mostrar não só a vida profissional de Maurício, mas também relatar sua trajetória pessoal. “A primeira parte da exposição é uma verdadeira viagem no tempo, partindo do começo simples no escritório de Maurício na Rua Barão de Limeira e mostrando, década a década, a evolução de seus personagens, dos seus traços e de sua empresa”, explicou a curadora. Esse segmento da mostra conta com uma série de painéis e objetos antigos que narram a trajetória do artista desde a criação do primeiro personagem de Maurício, o cachorrinho Bidu, até os dias de hoje.
Um dos destaques desse trecho da mostra é o Prêmio Yellow Kid, recebido por Maurício em 1971 em Lucca, na Itália, um “Oscar” das Histórias em Quadrinhos. Outro artefato peculiar é Sansão, o coelhinho da Mônica (não a personagem, mas sim a filha de Maurício), que está protegido em uma redoma de vidro.
O segundo segmento da exposição é, na verdade, uma versão renovada da exposição História em Quadrões, que circulou pelo país há alguns anos, em que o artista apresenta releituras de obras famosas, substituindo os protagonistas por suas personagens. “A segunda parte da mostra é focada no lado artista de Maurício de Sousa. Está exposta a coleção de pinturas e esculturas em que ele homenageia grandes mestres das artes. Em destaque está a escultura “Nefertitinha”, representada pela personagem Rosinha, e “Mônica Lisa”, baseada na Monalisa de Leonardo Da Vinci”, descreve a curadora que delineia a obra da Maurício de Sousa em uma palavra: “admirável”.
A personagem Rosinha é representada como a rainha Nefertiti em uma das peças
A personagem Rosinha é representada como a rainha Nefertiti em uma das peças
O artista começou como repórter policial, mas logo percebeu que sua paixão eram os quadrinhos. A primeira série de tirinhas, criada em 1959, trazia as histórias de um cãozinho e seu dono (Bidu e Franjinha). Apenas nos anos 70 surgiu o gibi da Mônica, que já foi lançado com tiragem de 200 mil exemplares. A partir daí, Maurício foi inventando novos personagens e chegou a criar um parque temático, o Parque da Mônica, com uma unidade em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
Mais que isso, Maurício conquistou o mundo com a turminha do bairro do Limoeiro. A Turma da Mônica ainda hoje vende revistas aos milhões, e consagrou Maurício de Sousa como o mais popular quadrinhista brasileiro, o que lhe rendeu um dos licenciamentos mais poderosos do país.
Exposição Maurício 50 anos
MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) – Av. Europa, 218 Jardim Europa
19 de julho a 18 de agosto
De terça a domingo das 10h às 19h – Visitas monitoradas: 11 2594-2601
Grátis