Tucanos formalizam denúncias contra Sarney

sarney_051Cinco contra dois
A direção nacional do PSDB protocolou no final da tarde desta terça-feira, na Secretaria Geral da Mesa Diretora, três representações contra o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP). A primeira trata da participação do senador na “utilização de expediente ilícito, ato secreto, para favorecimento de seus parentes diretos”. A segunda denuncia a participação de José Sarney no “suposto desvio de recursos públicos pela Fundação José Sarney, chefiada pelo próprio senador José Sarney”. E a última diz que houve favorecimento ilegal de empresa de propriedade de seu neto na operação dos empréstimos consignados junto aos servidores do Senado Federal.

As denúncias, que serão enviadas automaticamente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, foram assinadas pelo presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). A estratégia do partido é que ao menos uma das três representações acabe nas mãos de um relator da oposição.

Há duas outras representações apresentadas na tarde desta terça-feira pelo PSOL. Uma delas é direcionada ao presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), e outra contra o ex-presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). No caso do atual presidente, a representação lista os parentes do senador que teriam sido nomeados por meio de atos secretos, conforme reportagem da “Folha de S.Paulo” citada no documento.

A assessoria de comunicação do partido, presidido pela vereadora Heloísa Helena (AL), informou que a representação contra Calheiros refere-se à presidência do Senado exercida pelo senado entre 2005 e 2007. “Os atos secretos usados para criar cargos e aumentar salários também beneficiaram o representado, em várias ocasiões, através de contratação de apadrinhados”.