Dupla brasileira sofre acidente e desiste do Rally Dakar

Pedra no caminho

rally_02Depois de conquistar o terceiro lugar na etapa do último domingo, o melhor resultado do país no Rally Dakar, Maurício Neves e Clécio Maestrelli sofreram um grave acidente na etapa entre Antofagasta e Iquique, no Chile. O Volkswagen Touareg 2 bateu em uma pedra e capotou diversas vezes. Nesta sexta-feira (08) ocorre a disputa da sétima etapa, entre Iquique e Antofagasta, com 600km de especial.

Com ferimentos pelo corpo, especialmente nas costelas, Neves foi encaminhado de helicóptero para o hospital. Chegou ao local consciente e não corre risco de vida. Já o navegador Clécio Maestrelli não se feriu. Até quarta-feira, a dupla ocupava o sétimo lugar na classificação geral e era a melhor brasileira na competição.

O incidente ampliou a derrocada brasileira no Dacar 2010. Na terça-feira, cinco das oito duplas do país haviam sido desclassificadas como punição por avarias mecânicas. Com a saída da dupla Neves/Maestrelli, seguem na disputa as duplas Jean Azevedo/ Emerson Cavassin, Guilherme Spinelli/ Filipe Palmeiro.

A sexta etapa do rali teve acidentes também na categoria motos. O piloto italiano Luca Manca foi o caso mais grave. Ele teve uma queda próximo à cidade de Maria Elena e foi encaminhado para o Hospital de Cobre com uma fratura no crânio com risco de morte. Era o 25º colocado na classificação geral. Outro a abandonar a disputa sobre duas rodas foi o português Paulo Gonçalves, que teve uma lesão na clavícula durante a etapa.