Sarney abusa dos galanteios para conquistar o coração de Dilma

Poeta da política

jose_sarney_211O senador José Sarney (PMDB-AP) é um gentil senhor com as mulheres. Sua fama em afagar o ego do sexo oposto e a capacidade de declinar poemas inteiros é reconhecida há muito tempo. Seu gesto de beijar a mão esquerda da ministra Dilma Rousseff, durante uma solenidade pública em Brasília, foi muito bem pensado. Foi uma demonstração de carinho para ser registrado, um ponto a ser marcado.

Ninguém é imune a um salamaleque e Sarney sabe muito bem que tratar gentilmente a pré-candidata do PT à Presidência da República é conquistar pontos com a turrona Dilma e agrada o companheiro presidente-metalúrgico Lula da Silva. O presidente do Senado Federal vem costurando muito bem a aliança com os dois petistas. Além de ratificar um acordo nacional, Sarney quer garantir um apoio no Maranhão para garantir a reeleição de sua filha, Roseana Sarney (PMDB).

O assédio da família é tamanho, que Lula da Silva concordou em viajar novamente ao Maranhão. No próximo dia 15, visita São Luís e Bacabeira, município próximo à capital e que poderá ser a sede de uma gigantesca refinaria capitaneada pela Petrobras. A defesa pública da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência foi mais um tijolo colocado por Sarney. Ele disse que Dilma é uma mulher que, ao lado do presidente Lula, tem demonstrado “coragem, decisões e exemplo”. “Isso mostra a ascensão das mulheres nesses anos todos. O exemplo extraordinário que ela dá, naturalmente a contribuição que tem dado e vai continuar dando ao nosso país”, disse Sarney.