Lula lança refinaria para garantir a reeleição de Roseana Sarney

Negócio e política

lula_sarney_01Três horas. É o tempo que o presidente-metalúrgico Lula da Silva permanecerá no Maranhão para atender a um pedido da família Sarney. Nesta sexta-feira (15), Lula da Silva lança a pedra fundamental da Refinaria Premium e dá o pontapé para a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). A planta do empreendimento a ser erguido no município de Bacabeira, a 60 quilômetros de São Luís, será a grande bandeira da campanha política da filha do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Sem a presença de Lula – e muito mais sem o batismo oficial do projeto – Roseana temia a repercussão negativa nas urnas de outubro próximo.

A presença de Lula da Silva no Maranhão representa o pagamento de uma promissória pelos favores políticos que Sarney ainda fará ao presidente à frente do Senado Federal. Com a metade da população do estado, de pouco mais de seis milhões de pessoas, na folha de pagamento do Bolsa Família, Lula da Silva e a família Sarney sonham em fazer um passeio nas eleições gerais. Com o projeto da refinaria a ser custeada pela Petrobras, as chances dos adversários tornam-se ainda menores. A coligação PT-PMDB, no mais miserável estado brasileiro está sacramentada. A que preço, ninguém sabe.

A Refinaria Premium

O projeto prevê a construção de uma das quatro novas unidades de refino da Petrobras no Nordeste. O projeto visa a aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque. Com capacidade para processar 600 mil barris por dia, a Premium I irá refinar o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras.

A Refinaria entrará em operação em duas fases – a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015. Ela terá faixa de dutos e terminal portuário para receber petróleo e escoar derivados. Estima-se que o empreendimento irá gerar, durante a fase de construção, cento e trinta e dois mil postos de trabalho diretos, indiretos e por efeito de renda, em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, cerca de vinte e seis mil pessoas estarão diretamente envolvidas na execução do projeto. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente mil e quinhentos trabalhadores.