Angola e Argélia classificadas na Copa Africana de Nações

Costa do Marfim em primeiro

copa_africana_02Angola e Argélia empataram, nesta segunda-feira (18), sem gols, e avançaram juntos para as quartas de final da Copa Africana de Nações. Mali e Malaui estão eliminados da competição continental.

Os anfitriões passaram para a fase dos mata-matas na primeira colocação do Grupo A, com cinco pontos. A Argélia e o Mali empataram em quatro pontos, mas os argelinos conseguiram a vaga derradeira devido à vitória no confronto direto. O Malaui caiu com três pontos.

Em um jogo no qual o empate já era o suficiente, os Palancas Negras e as Raposas do Deserto pouco se expuseram a erros, com o risco de jogar a classificação por água abaixo. Se os angolanos tivessem perdido, ainda teriam ido às quartas. Por outro lado, um revés eliminaria a Argélia.

No outro jogo do dia, o Mali derrotou o Malaui por 3 a 1, com gols de seus astros Frederic Kanouté e Seydou Keita, além de Mamadou Bagayoko, enquanto Russel Mwafulirwa descontou para os malauianos.

Angola agora aguarda o desfecho do confronto entre Gana e Burkina Fasso para saber quem será o segundo colocado do Grupo B, o qual enfrentará na abertura dos playoffs.

O primeiro colocado da chave, por enquanto, é Costa do Marfim, com quatro pontos e já garantida. Os burkinensens estão em segundo, com um ponto, enquanto os ganenses estão zerados. Restam apenas quatro vagas para serem definidas. Angola, Argélia, Egito e Costa do Mafim estão assegurados.