Zé Dirceu critica censura americana, mas esquece tentativa do governo contra liberdade

Dois pesos, duas medidas – Avançam as tentativas de controlar a imprensa através dos conselhos de comunicação nos estados. Em 2011, provavelmente haverá uma nova tentativa de criação de um conselho federal. Os passos estão sendo novamente ensaiados no Palácio do Planalto, com discurso aberto do presidente-metalúrgico Lula da Silva.

A tentativa de controlar os meios de comunicação atinge também os sites e blogs noticiosos, mas o oráculo da presidenta eleita Dilma “Lulita” Rousseff, o deputado cassado José Dirceu (PT-SP), tem discurso diferente para os Estados Unidos. Para ele, o governo ianque censurar e controlar o mais famoso site do mundo o Wikileaks “é uma violência”. Dirceu lembra que a página ficou fora do ar por cinco horas na quarta-feira por pressões sobre o “Amazon.com” e quando voltou estava em outro provedor.

Zé Dirceu, como é mais conhecido o ex-comissário palaciano, não discute a tentativa de censura sobre a internet no Brasil e muito menos o estrago feito por hackers e pessoas conhecidas do petismo contra o ucho.info. Só para lembrar, dois dias antes das eleições do segundo turno, o site saiu do ar voltando somente sete dias depois. O objetivo foi calar uma das poucas vozes críticas do jornalismo on line.

O deputado cassado usa seu blog para criticar a imprensa que não teria feito protestos pela censura americana. “Nem mesmo o Estadão que posa de paladino da liberdade de imprensa e de expressão protesta. Justo o jornal que há um ano e meio diz-se censurado e traz uma nota diária registrando há quantos dias está sob censura. Nem censura é, já que a liberdade de imprensa é garantida na Constituição brasileira e a censura não poderia ser imposta no Brasil”.

Para lembrar seu inimigo político e desafeto deputado cassado Roberto Jefferson (PTB-RJ), em texto publicado no blog dele, “apesar do discurso de que o governo de Dilma é de Dilma, Lula resolveu anunciar desde já que deixará para a presidente eleita uma gorda herança: um anteprojeto de lei sobre regulação da mídia. É o tal “controle social” (um conceito em busca de definição), que o PT levanta cada vez mais alto como bandeira. De acordo com o presidente que sai, a presidente que entra deverá começar dando um novo e maior papel ao Ministério das Comunicações, que passará das mãos do PMDB para a do PT. Ou seja, herança maldita todo mundo tem, e Dilma também terá”.