O senador peemedebista Garibaldi Alves deve ser o novo ministro da Previdência

Rei posto – Encerrada a primeira fase da queda de braços entre a eleita Dilma Rousseff e o PMDB, partido comandado por Michel Temer (SP), o partido começa a confirmar os primeiros nomes que terão assento na Esplanada dos Ministérios.

Depois de longa e tensa negociação com a pupila de Luiz Inácio da Silva, o PMDB pode anunciar em instantes o nome do senador Garibaldi Alves Filho (RN) para a pasta da Previdência Social. A informação foi oficiosamente divulgada pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, o também potiguar Henrique Eduardo Alves. Confirmada a indicação de Garibaldi Alves, que já presidiu o Senado, assume o mandato de senador o suplente João Faustino.

Outro político que deve ser guindado à equipe ministerial de Dilma Rousseff é o maranhense Pedro Novais. Integrante do núcleo político do senador Jose Sarney, cujo clã controla a política do Maranhão há mais de cinco décadas, Pedro Novais deve assumir o Ministério do Turismo. A indicação de Novaes para a pasta do Turismo foi confirmada nos bastidores pela deputada federal Rose de Freitas (PMDB-ES), que também estava na disputa.

O PMDB terá outros três ministérios à sua disposição, após intensa negociação entre Dilma e a direção do partido. Reeleito para o Senado Federal, Edison Lobão deve retornar ao Ministério de Minas e Energia, enquanto o paulista Wagner Rossi deve permanecer à frente da Agricultura. O atual ministro da Defesa, o gaúcho Nelson Jobim, deve continuar no cargo por pelo menos mais dois anos.