Goiás luta bravamente, mas perde o título da Sul-Americana nos pênaltis

Argentinos cansados – O Goiás lutou até o fim, mas não resistiu e acabou sendo superado pelo Independiente por 5 a 3, nos pênaltis, depois de uma derrota por 3 a 1 no tempo normal da decisão da Copa Sul-Americana, em Avellaneda. A vantagem construída na primeira partida, com a vitória por 2 a 0 no Serra Dourada, foi extinta ainda no primeiro tempo de uma partida marcada pela emoção e mesmo sendo superior no restante do confronto, o Esmeraldino não conseguiu reagir a tempo, dando adeus ao sonho do título.

Rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Goiás depositava todas as suas esperanças na conquista do título e da última vaga do Brasil na Copa Libertadores da América 2011. Com a derrota da equipe na decisão, quem fica com a vaga é o Grêmio, quarto colocado no Brasileirão 2010. O resultado também beneficiou o Flamengo, que confirmou sua vaga na Copa Sul-Americana 2011 com a entrada do Tricolor na Libertadores.

Precisando de gols para compensar a derrota sofrida em Goiânia, o Independiente partiu para o ataque desde o apito inicial. A equipe argentina controlou melhor a bola, mas encontrou dificuldades para criar chances claras de gol no início da etapa. A oportunidade de ouro apareceu aos 18 minutos, com o lateral Velázquez, que aproveitou o rebote de Halei após cobrança de falta e abriu o placar.

Apesar do susto, o Goiás reagiu de imediato: apenas dois minutos depois, brilhou a estrela de Rafael Moura, que recebeu bom cruzamento de Wellington Saci e cabeceou para fazer seu oitavo gol na competição.

O Esmeraldino ainda comemorava a recuperação da vantagem quando, aos 24 minutos, Parra colocou o Independiente de novo na frente. E o drama aumentou aos 34 minutos, com o mesmo Parra marcando o terceiro de uma forma pouco convencional – sentado, após uma dividida com Marcão – para delírio dos 40 mil torcedores que lotaram o Estádio Libertadores de América. O confronto estava empatado em 3 a 3.

Depois de 25 minutos de intervalo, as equipes voltaram para o que deveria ser o capítulo final da decisão em 180 minutos. Superior em campo, o Goiás criou inúmeras oportunidades de gol e chegou a ter uma chance clara de voltar à frente no último minuto do tempo regulamentar, com Rafael Moura, mas não conseguiu evitar a disputa da prorrogação. Já sem fôlego, os dois times apenas se arrastaram em campo até a disputa de pênaltis.

Os dois times começaram bem nas cobranças alternadas, mas Felipe acertou a trave direita de Navarro no terceiro pênalti do Goiás. Era o fim do sonho do primeiro título internacional da equipe goiana, que agora mergulha na preparação para a temporada 2011 em busca da recuperação.