Pinheiros/Mackenzie supera favorito Vôlei Futuro e conquista o título do Paulista

Terceira taça – O entrosamento venceu o talento individual. Contando com uma equipe de investimento bem mais modesto que o Vôlei Futuro, o Pinheiros/Mackenzie ignorou qualquer favoritismo e venceu a equipe de Araçatuba na terceira e decisiva partida da final do Paulista feminino, realizada na noite de quarta-feira (8) na capital paulista.

O placar da disputa foi de 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/20 e 27/25. Esta é a terceira taça paulista da história do Pinheiros, que venceu a disputa também em 1999 e 2009. A vitória do time da capital também mantém um incômodo jejum para as equipes de fora da Grande São Paulo, que não faturam o Estadual desde 1998 – ocasião em que o União Esporte Clube, de Jundiaí, bateu o Osasco na final.

Comandado pelo técnico Paulo Coco, auxiliar de José Roberto Guimarães na seleção brasileira, o Pinheiros conta também com a levantadora titular do time nacional, Fabíola, além de atletas candidatas a figurar na equipe campeã olímpica nos próximos anos – como a oposto Lia e a ponteira Ju Costa. Esta última, aliás, foi o grande destaque da partida.

Do outro lado da quadra, porém, estava um grupo respeitável. Time que mais investiu na temporada 2010/2011, o Vôlei Futuro tem grandes estrelas em seu elenco, como a central Fabiana, capitã da Seleção, Paula Pequeno, melhor jogadora da Olimpíada de Pequim, e Joycinha, também selecionável.

Do exterior vieram a levantadora Alisha Glass e líbero Stacy Sykora, titulares da seleção americana, atual campeã do Grand Prix. Entretanto, a falta de entrosamento causada pela demora na chegada das estrelas, que estavam no Mundial do Japão, pesou para a equipe do interior. Já o Pinheiros fez a sua parte e venceu o primeiro grande título da temporada.