TJ de São Paulo inocenta Maluf, que pode escapar da “Ficha Limpa” e atrapalhar suplentes

Pela tangente – A 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu há instantes, por três votos a favor e dois contra, que o deputado federal Paulo Salim Maluf, do Partido Progressista, não é culpado no caso que ficou conhecido como “Frangogate”, episódio que envolveu a empresa de produtos avícolas pertencente à família de sua mulher, Sylvia Lutfalla Maluf.

Ao julgar improcedente a denúncia, o TJ paulista abre um vasto caminho para que Paulo Maluf escape das garras da Lei da Ficha Limpa, podendo, de tal modo, usufruir dos mais de 500 mil votos que conseguiu nas urnas de outubro passado e que podem lhe dar um novo mandato parlamentar.

O caso de Maluf está pendente no Tribunal Superior Eleitoral, que deve anunciar a decisão até a próxima quarta-feira (15). Se o TSE seguir o julgamento do Tribunal de Justiça de São Paulo, o deputado federal e ex-prefeito paulistano será diplomado na sexta-feira, 17 de dezembro. Com isso, o quadro de deputados federais eleitos em São Paulo recentemente sofrerá modificações, atrapalhando inclusive o sonho de alguns suplentes, como é o caso do “mensaleiro” José Genoíno, que aguarda a nomeação de um “companheiro” de legenda para a equipe ministerial de Dilma Rousseff como atalho para viabilizar seu retorno à Câmara dos Deputados na próxima legislatura.