PT faz nova tentativa de acordo para escolha do candidato à presidência da Câmara

Aldo Rebelo – Está cada vez mais difícil a bancada do Partido dos Trabalhadores chegar a um acordo sobre o candidato da legenda à presidência da Câmara dos Deputados. Pelo menos três reuniões já foram realizadas para se chegar a um consenso, mas as tentativas fracassaram, como no encontro da manhã desta terça-feira (14). Nova reunião foi marcada para às 15 horas, em local a ser definido.

Para a presidência são três os candidatos do PT: Cândido Vaccarezza (SP), líder do governo; Arlindo Chinaglia (SP), ex-presidente da Casa; e Marco Maia (RS), atual vice-presidente. Também não há acordo sobre quem será o líder da bancada na próxima legislatura. Três nomes disputam o cargo: José Nobre Guimarães (CE), Jilmar Tatto (SP) e Paulo Teixeira (SP).

Com a falta de um entendimento, começam a surgir articulações para a Mesa Diretora com a participação de partidos menores. Ex-presidente da Câmara, o deputado reeleito Aldo Rebelo (PCdoB-SP) aparece como alternativa até mesmo para os petistas. Aliado do governo desde o primeiro mandato do presidente Lula da Silva, o deputado comunista é apoiado pelo PSB e teria a confiança até mesmo do núcleo duro do Palácio do Planalto.

No encontro realizado na manhã desta terça-feira, Vaccarezza e Marco Maia defenderam voto aberto, se não houver acordo em torno de um nome de consenso. A “Agência Câmara” publicou que ambos apostam na possibilidade de um consenso. Marco Maia ainda informou que o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), ratificou o apoio de seu partido à decisão do PT.

O PT terá uma bancada de 88 parlamentares no ano que vem, dos quais 36 são novos deputados que terão direito a voto para escolha do candidato à presidência e para a liderança. PT e PMDB fizeram um acordo para se revezarem no comando da Casa. Cada partido ocupará a presidência por dois anos.