Procuradoria pede cassação de deputado federal que teria usado seguro defeso

Fraude nacional – No dia da diplomação marcada para esta quinta-feira (16), o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) teve uma péssima notícia. O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação dos diplomas dele e do deputado estadual Edson Araújo. A procuradora regional eleitoral Carolina da Hora alega que os dois deputados eleitos compraram votos nas eleições de outubro. O esquema envolveria a concessão de seguro-defeso a falsos pescadores.

Em novembro, o ucho.info publicou que é muito mais grave do que se pensa o esquema de fraude do seguro defeso. As denúncias em todo o Brasil teriam a participação de políticos. Há denúncias na Paraíba, Santa Catarina Maranhão, Minas Gerais e Pará. O esquema fraudulento envolveria sindicatos e colônias de pescadores.

Investigações realizadas pela Polícia Federal, no Maranhão, indicariam práticas vedadas pelo processo eleitoral. Com base nestas constatações, o Ministério Público pede a inelegibilidade dos dois e do superintendente federal de Pesca e Aquicultura no estado, Jesuino Cordeiro Mendes Júnior, irmão do deputado federal Cleber Verde. Este último deverá ser exonerado do cargo nos próximos dias, segundo informações do jornalista e “blogueiro” Luís Cardoso.

Em pelo menos uma reunião, em 19 de setembro passado, teriam sido distribuídos santinhos da dupla, tendo os policiais federais, infiltrados ao encontro, recebidos também as propagandas.

A Promotoria de São Vicente de Férrer encaminhou peças investigativas relativas à reunião organizada pela Colônia de Pescadores de Cajapió (Z-45), no Centro Comunitário de Cajapió, no dia 4 de setembro, onde o assunto a ser discutido seria temas relacionados aos interesses dos pescadores, mas acabou se transformando em ato de campanha dos dois candidatos.

De acordo com Luís Cardoso, a Superintendência do Trabalho e Emprego do Maranhão enviou ofício mostrando um aumento significativo do número de requerentes ao seguro-desemprego do pescador artesanal em nosso estado. Passou de 20.926 no seguro defeso no período de 2006 a 2007 para 76.524, um aumento médio correspondente a 265%. E mais: havia uma previsão para o próximo defeso de mais de 100.000 pescadores credenciados, sendo constatado que em alguns municípios o número de pecadores ultrapassa a população economicamente ativa.