Novo cenário político dá vantagem para os governos em todos os estados

Efeito Dilma – A posse da presidente eleita Dilma “Lulita” Rousseff (PT) e dos governadores de 26 estados e do Distrito Federal marca um novo desenho nas relações políticas brasileiras. O novo governo petista-peemedebista controlará a maioria das administrações estaduais, assim como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O cenário desenhado a partir das eleições de primeiro e segundo turnos de outubro também permitiu que os governadores de todas as correntes ideológicas mantenham a maioria nas Assembleias Legislativas.

Por conta das articulações e dos resultados das urnas, o PSDB encolheu no Congresso Nacional e também em lugares que dominava há anos. É o caso da capital do Piauí. Depois de quase 20 anos consecutivos à frente da Prefeitura de Teresina, os tucanos passarão o bastão para Elmano Ferrer, do PTB, aliado de primeira ordem do senador João Vicente Claudino (PTB).

Mesmo tendo estado ao lado de Sílvio Mendes por seis anos e quatro meses, Elmano não apoiou a candidatura do ex-prefeito ao Palácio de Karnak. Pelo contrário, logo que assumiu Elmano apresentou nova logomarca de governo, mudou o site de noticias e declarou apoio ao senador João Vicente, que rompera com a base aliada que reelegeu Wellington Dias (PT) e lançou-se ao Executivo Estadual, segundo conta a agência “Política Real”.

O novo prefeito brinca com o seu futuro e com os antigos companheiros. Afirma que o maior desafio da gestão municipal será fazer um “governo melhor do que o seu antecessor” e não deixar que haja retrocesso. “Queremos cuidar bem da cidade, olhando para a população mais necessitada. Precisamos melhorar na área da saúde”.