Paraíba também terá na Câmara um quinto suplente que recebeu apenas 3,8 mil votos

Sem trabalho – O Distrito Federal não é o único ente federado a ter um quinto suplente por apenas um mês na Câmara dos Deputados. Nesta relação está incluído também o estado da Paraíba, com o suplente João Viegas, que recebeu apenas 3,8 mil votos nas eleições de outubro de 2006. Com esse número de votos é praticamente impossível a eleição de um vereador em João Pessoa, a capital da Paraíba, mas o tucano terá a sua disposição R$ 114 mil que poderão ser gastos com pessoal, estadia, salário e verbas de representação.

Na reta final do mandato, pelo menos 12 suplentes terão direito de assumir o cargo, receber o salário de janeiro, usar verba indenizatória, contratar assessores sem concurso público e usufruir de auxílio moradia, segundo levantamento da “Agência Estado”. Um detalhe: nenhum precisará trabalhar.

Viegas chega ao Parlamento graças a uma série de acontecimentos e à renúncia do deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), que a partir de 1º de janeiro assume o cargo de vice-governador da Paraíba. Mas a janela aberta para a quinta suplência se abriu desde a renúncia do deputado Ronaldo Cunha Lima (PSDB), que desistiu da Câmara Baixa por conta de processo que seria julgado há cerca de um ano no Supremo Tribunal Federal. Com a renúncia o processo voltou para a primeira instância e com isso o pai do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) protelou mais uma vez o andamento dos tramites judiciais.

Sai Ronaldo entra Valter Brito Neto (PRB, que foi cassado por infidelidade partidária. É que Brito foi eleito pelo Democratas dentro de uma coligação com o PSDB. Chega a vez do terceiro suplente, Tarcísio Marcelo. Como ele foi prefeito e suas contas não foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o seu diploma.

Era a vez do suplente Major Fábio (DEM). Ele recebeu em 2006 pouco mais de 4 mil votos, mas surpreendeu nas suas atividades parlamentares. Foi um defensor da PEC 300, que garante a criação do piso nacional de soldados da Polícia Militar e bombeiros militares. A atuação fez sua votação em outubro passado ser multiplicada por mil por cento. Obteve mais de 60 mil votos, mas ficou novamente na primeira suplência para a nova legislatura. A quinta suplência para João Viegas, portanto, abre-se com a renúncia de Rômulo Gouveia.