Senador do Democratas será secretário de Infraestrutura do governo do PSB

Denúncias na contramão – Efraim Morais (DEM-PB) não fica desempregado quando completar o mandato de oito anos de senador da República no final de janeiro de 2011. Ele foi anunciado há instantes como o futuro secretário de Infraestrutura na administração do diplomado governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). O anúncio foi feito pelo microblog do ex-prefeito de João Pessoa, a exemplo de outros nomes do primeiro escalão estadual.

O senador pelo Democratas exerceu o cargo de primeiro secretário do Senado Federal. Suas decisões administrativas provocaram desgastes políticos por conta de suspeitas de malversação do dinheiro público. Foi durante a sua gestão que vários atos secretos teriam sido publicados, provocando mais tarde a demissão do diretor-geral da Casa, Agaciel Maia. Efraim também usou a verba do Senado para pagar mensalmente um site de sua propriedade, com atuação na Paraíba, a título de divulgação das ações na Câmara Alta.

O senador Efraim Morais deverá completar seu mandato, pois os seus dois suplentes renunciaram ao mandato. O primeiro, Fernando Catão, tio de Cássio Cunha Lima, foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. O segundo, Marta Ramalho, assumiu a prefeitura de Bananeiras depois de ser eleita prefeita nas eleições municipais de 2008.

Nesta segunda-feira (27) também foram revelados os nomes de Livânia Farias para a Procuradoria-Geral do Estado e Waldimir Romanic Neto como subprocurador. Especula-se que o provável secretário de Agropecuária e Pesca seja José Marenilson (PT), que perdeu a eleição para deputado estadual.

O novo secretariado tem pouca participação do senador diplomado Cássio Cunha Lima (PSDB). Mentor intelectual e articulador da candidatura de Ricardo Coutinho, o ex-governador cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral começa a reclamar do seu pupilo. A discordância com os rumos do novo governo ainda não chegou à imprensa, mas sabe-se que a questão é um tema delicado entre os dois caciques políticos.

Em meio ao anúncio dos primeiros assessores do novo governador, o atual mandatário da Paraíba, José Maranhão (PMDB), disse hoje que o caixa do estado está baixo. De acordo com o site “Paraíba.com”, Maranhão não garante pagar os salários dos servidores estaduais nos dias 29 e 30 como foi anunciado pelo próprio governo.

“Estamos trabalhando para pagar dentro do prazo, mas o caixa está baixo. Não dou garantias de pagar os salários dentro do mês trabalhado”, disse Maranhão, pouco depois de assinar, no Palácio da Redenção, nove protocolos com empresários que planejam instalar indústrias de cimento, pneus e móveis no estado. O governador disse também que está trabalhando para resolver o problema de repasse de recursos para a Secretaria de Administração Penitenciária, que enfrenta atrasos de pagamento com fornecedores e há uma ameaça real de faltar alimentos nos presídios.