Lula fala sobre o acidente da TAM, abusa da ironia e falta com a verdade

Mitomania irreversível – Durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, na segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio da Silva voltou a falar no trágico acidente com o Airbus da TAM, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Lula disse que aquele foi o seu pior momento na Presidência da República e que o governo foi culpado injustamente, sem que o a imprensa tivesse se retratado posteriormente. “A mágoa mais profunda que tenho foi o acidente da TAM. Fomos condenados à prisão perpétua em 24 horas e depois ninguém me pediu desculpas. Aquele foi o momento mais difícil de peso nas minhas costas”, declarou o petista.

Ao ser perguntado se o escândalo do mensalão do PT teria sido pior que o acidente aéreo, Lula foi enfático: “Pessoalmente a TAM foi muito pior”. Quando está mal assessorado, o presidente-metalúrgico fala o que não deve. Por questões óbvias uma tragédia que provoca a morte de 199 pessoas sempre será um acontecimento pior, por mais que escândalos de corrupção matem lentamente uma nação.

Essa foi a segunda vez que Lula tratou do caso do acidente no aeroporto paulistano em menos de um mês. Anteriormente, durante encontro com blogueiros, o presidente também falou sobre o caso. Empenhado em deixar o governo sem nódoas na imagem, Luiz Inácio da Silva tem se esforçado para novamente ludibriar a opinião pública. Logo depois do maior acidente da aviação brasileira, autoridades palacianas entraram em ação para eximir o governo federal da culpa evidente.

Tanto é assim, que a ameaças covardes e absurdas foram feitas pessoalmente aos dirigentes das empresas envolvidas no episódio. O tom do discurso de então foi claro. Ou o governo Lula sairia ileso do fato ou a tropa oficial partiria para retaliações, com direito inclusive a quebra de empresas. Quem frequentou os bastidores do caso sabe que foi esse o desenrolar dos fatos.