Posse de Dilma e Michel terá sessão solene e shows populares

20 mil pessoas – A cerimônia de posse da presidente diplomada Dilma “Lulita” Rousseff (PT) e do vice-presidente diplomado Michel Temer (PMDB) começa às 14h30 de sábado (01). Os dois embarcam em carros abertos na altura da Catedral de Brasília e seguem, escoltados por batedores e a cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial, até a rampa do Congresso Nacional.

O carro é o mesmo Rolls-Royce utilizado na posse de Lula da Silva e que pifou, obrigando a segurança a empurrá-lo rampa acima no estacionamento do Palácio do Planalto. Em caso de chuva, as cerimônias da rampa e do Parlatório serão canceladas. A previsão inicial é que as festas acabem por volta das 21h. Cerca de 20 mil populares são esperados para a cerimônia.

Após o desfile em carro aberto (ou fechado, depende da chuva), o presidente do Senado Federal e Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), receberá Dilma e Temer na rampa de acesso ao Parlamento. Eles seguem para o plenário da Câmara dos Deputados. A presidente eleita e o vice prestarão compromisso constitucional.

O Termo de Posse será lido pelo primeiro-secretário do Congresso Nacional, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG). Logo após, Dilma e Michel Temer assinam o documento, assim como os parlamentares integrantes da Mesa. Os dois são declarados empossados e em seguida será executado o Hino Nacional.

De acordo com o cerimonial do Palácio do Planalto, o roteiro prossegue com o discurso da presidente Dilma Rousseff, após o qual a cerimônia na Câmara é encerrada. Do plenário, Dilma e Temer seguem para a rampa principal na área externa, onde será novamente executado o Hino Nacional, desta vez pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros. Os dois partirão então, em carro aberto, ao Palácio do Planalto.

A presidente e o vice-presidente sobem a rampa do Palácio, onde serão recebidos pelo presidente Lula da Silva na área interna e seguem ao Parlatório para a cerimônia de passagem da faixa presidencial. Lula passa a faixa a Dilma Rousseff e todos voltam ao interior da sede da Presidência da República para os cumprimentos das delegações estrangeiras, que ocorrerá no Salão Leste do Palácio do Planalto.

Após essa cerimônia, Dilma acompanha o presidente Lula até o alto da rampa e de lá se despede do já ex-presidente. Dilma retorna então ao Parlatório, onde fará seu pronunciamento. Em seguida, retorna ao interior do Palácio e, no Salão Nobre, dá posse ao seu ministério. A foto oficial da presidenta com o seu ministério será feita no Salão Oeste.

Visitantes ilustres

O Palácio do Planalto e o Itamaraty calculam que 1.400 convidados assistam a cerimônia de posse que será transmitida ao vida pelos canais de televisão. O ucho.info acompanhará todos os eventos programados também pelo Congresso Nacional. Segundo estimativas do Senado e da Câmara, quase todos os 81 senadores, além dos diplomados, e 513 deputados devem estar presentes à cerimônia, assim como os governadores já empossados dos 26 estados e do Distrito Federal.

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que até segunda-feira (27) foram confirmadas 47 autoridades estrangeiras – a maioria de países latino-americanos e africanos.

A “Agência Brasil” informou que a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, enviará como seu representante o chanceler Héctor Timerman. Os presidentes do Uruguai, da Costa Rica, de El Salvador, da Guatemala, da Venezuela, da Bolívia e do Paraguai, entre outros, além da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o príncipe das Astúrias Felipe da Espanha e o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Un-chan, confirmaram que virão para a solenidade em Brasília.

Os últimos detalhes para as três cerimônias – no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Itamaraty – estão em fase final. Para a recepção aos convidados, no Itamaraty, será servido um coquetel. O vinho escolhido é da vinícola gaúcha Casa Valduga, que venceu a licitação feita pelo Ministério das Relações Exteriores. A empresa é sediada em Bento Gonçalves, a 120 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Shows populares

Após a cerimônia da posse, a partir das 18h30, será realizado na Praça dos Três Poderes o show “Cinco ritmos do Brasil”, com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart’nália e Zélia Duncan. É a segunda parte dos shows populares que terá também como atrações nas tendas Tambores do Tocantins, danças tradicionais Macuxi, grupo Flor Ribeirinha, grupo Jabuti-Bumbá, Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, Grupo Catumbi de Guaramirim, Jongo de Piquete, hip hop indígena e música caipira com a dupla Zé Mulato e Cassiano.

As apresentações, com entrada franca, começam às 10h e vão até às 21h, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A festa também vai comemorar a posse do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Das 10h até o meio-dia haverá apresentações de grupos infantis, com mamulengo e pernas de pau. Os shows musicais também começam às 10h e vão até as 14h, divididos em quatro tendas montadas na Esplanada que homenageiam as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. No encerramento dessas apresentações os artistas se unirão em um cortejo cívico-cultural que irá saudar Dilma Rousseff entoando o Hino Nacional Brasileiro.