Revolta de partidos poderá provocar uma intifada na base de Roseana Sarney

Chororô geral – A governadora Roseana Sarney, que assume o governo do Maranhão por mais quatro anos daqui a quatro dias, prometeu divulgar a lista dos novos secretários na quinta-feira (30). A relação não deve ter grandes novidades, mas provocará mais descontentamentos na base dos partidos da aliança, que garantiu a sua reeleição em outubro passado.

Na manhã desta terça-feira (28), o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Isaías Pereirinha (PSL), reclamou da atenção da governadora aos partidos políticos. Na entrevista que concedeu a uma emissora de rádio, lembrou que foi por conta do apoio dos vereadores que Ra governadora obteve uma significativa votação na capital dos maranhenses. Em outras eleições, afirmou Pereirinha, Roseana Sarney não recebeu mais do que 20% dos votos válidos.

A manifestação do representante do PSL é a ponta do inconformismo que atinge também outras agremiações, como o Partido Trabalhista Brasileiro, o Partido Progressista e o Partido Republicano Brasileiro. Nenhum deles foi consultado sobre a composição do novo secretariado ou de funções subalternas e de assessoramento.

O primeiro escalão tem influência direta dos irmãos Jorge e Ricardo Murad. O primeiro foi eleito deputado estadual pelo PMDB com a estrutura da Secretaria da Saúde. É o virtual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão na próxima legislatura. O segundo é o marido da governadora, com reconhecida antipatia pelos políticos.

As críticas da classe política chegarão até o pai da governadora. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é o articulador e conselheiro da filha e por isso o deputado estadual eleito Manoel Fernandes (PTB) espera conversar com ele para apresentar suas queixas. Com ele também deverá estar o irmão, deputado federal Pedro Fernandes, reeleito pelo PTB. A relação de queixosos inclui ainda o deputado federal Cleber Verde (PRB), o deputado federal reeleito Waldir Maranhão (PP) e outros de partidos menos votados.

Na Assembleia Legislativa, os deputados reeleitos e eleitos para a nova legislatura que integram a base governista, também estão desconfiados do que acontece no Palácio dos Leões. A última reclamação é que o ex-genro da governadora Roseana, o deputado estadual reeleito Carlos Filho (PV), foi sondado para a primeira Secretaria sem o aval dos demais colegas de partido. A bancada do Partido Verde está de olho no cargo, mas quer que o indicado seja eleito pelos pares. É muito barulho na terra do arroz com cuxá.