Passada a tragédia das enchentes em SP, Alckmin e Gilberto Kassab retomam a esgrima política

Vale tudo – Com a cidade de São Paulo cedendo seu lugar no palco das tragédias para a Região Serrana do Rio de Janeiro, onde até a manhã desta quinta-feira (13) já haviam sido registradas 335 mortes, a politicagem volta a tomar conta do cotidiano do mais importante estado brasileiro. Depois da enchente que levou a capital dos paulistas ao naufrágio, com direito a mais de uma dúzia de mortos, milhares de desabrigados e prejuízos incalculáveis, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) retomam o duelo político com vistas às futuras eleições.

Considerando que a partir de 2013 ficará sem mandato, Kassab tem dedicado parte do tempo para negociar seu desembarque em alguma outra agremiação política, provavelmente o PMDB. O assunto, que vinha sendo conduzido pelo falecido Orestes Quércia, agora está sob as asas de Michel Temer, vice-presidente da República. Para turbinar sua estratégia, o alcaide paulistano tem acolhido em sua administração os degolados por Geraldo Alckmin, muitos deles ligados ao ex-governador e presidenciável tucano derrotado José Serra.

A ideia de Gilberto Kassab é disputar o Palácio dos Bandeirantes em 2014, mas para isso precisa fazer seu sucessor na prefeitura da Pauliceia Desvairada. O que explica o flerte com o PMDB. Acontece que Alckmin, há poucos dias no exercício do novo mandato como governador, é candidato natural á reeleição e também quer emplacar alguém de sua confiança na prefeitura de São Paulo, cargo que disputou em 2008 e perdeu.

Para conferir a fogueira política em que se transformou a terra dos bandeirantes, o melhor é seguir os fatos diários e interpretá-los em suas entrelinhas. Na quarta-feira (12), dando continuidade à assepsia que promove na máquina estadual, Alckmin ejetou Marcos Kassab da direção do Metrô. Alçado ao cargo de diretor de planejamento e expansão do Metrô pelo então governador José Serra (PSDB), Marcos é irmão do prefeito Gilberto Kassab.

Sem se fazer de rogado, Gilberto Kassab, segundo nota distribuída pela assessoria de imprensa da prefeitura paulistana, participa nesta quinta-feira, logo mais às 11h30, da cerimônia de entrega de 639 novas viaturas para a Polícia Militar do Estado de São Paulo, evento sob a tutela de Alckmin. É fato que tais participações são protocolares, mas há nas coxias do poder uma batalha de fazer inveja aos mais insanos gladiadores.